Moda pode ser definida como modelos de comportamento irracionais e transitórios que tendem a repetirem-se em sociedade cujos membros anseiam por um reconhecimento de status ao se expressarem por meio da imitação da elite. Essas imitações constituem os canais para as demonstrações de gostos e disposições coletivas e podem ocasionar mudanças básicas não só na vida subjetiva das pessoas, principalmente os mais jovens, como também em sua ordem normativa.
A moda é descrita como um modelo cultural recorrente, encontrado nas sociedades que possuem sistemas de classes abertas, podendo ser considerado uma mediação de modismo e costume. A moda não existe em sociedades tribais e sem classes.
Tomando um grupo social qualquer como unidade de análise, percebemos que a moda torna-se uma questão de imitação das classes mais elevadas pelas classes imediatamente mais baixas, na disputa por símbolos (superficiais) e (instáveis de) status. A moda é uma forma de imitação, de diferenciação social, mas, paradoxalmente, pelo fato de sua constante mudança, ela diferencia um tempo do outro e um estrato social do outro. Une os de uma classe e segrega-os das demais classes sociais. A elite inicia uma moda e, quando a massa a imita, num esforço de eliminar as distinções externas de classe, essa mesma elite abandona a moda por outra nova moda.
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A própria natureza da moda exige que seja seguida numa determinada época por uma parte de um determinado grupo social. À medida que a moda se difunde, caminha gradualmente para o seu fim.
O termo moda se aplica não só a roupas, sapatos, vestuários em geral, mas a qualquer atividade recorrente que satisfaça os interesses de um grande número de pessoas.
Orson Camargo
Colaborador