O que é Zika?
A zika é uma doença causada pelo zika vírus, transmitido para seres humanos por meio da picada do mosquito Aedes aegypti e do Aedes albopictus. Tem essa denominação porque os primeiros sinais dessa patologia foram encontrados na Floresta Zika, localizada em Uganda. A transmissão também pode ocorrer pela relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada.
Em 2015, o Brasil passou por uma epidemia de zika, com milhares de pessoas diagnosticadas com essa condição médica. Muitas gestantes atingidas pela doença tiveram bebês diagnosticados com microcefalia(quando o crânio do bebê é menor do que o normal para a sua idade). Esse quadro provoca prejuízos no desenvolvimento mental e intelectual da criança.
Posteriormente, cientistas brasileiros descobriram uma correlação entre o zika vírus e a microcefalia. Por isso, mulheres grávidas em qualquer mês de gestação e bebês recém-nascidos devem evitar viajar para áreas com múltiplos casos de infecção por zika vírus registrados. Além disso, o uso de repelente deve ser constante.
O acompanhamento médico da zika deve ser levado a sério, já que essa condição pode levar a inúmeras complicações, como a síndrome de Guillain Barré, encefalites e até problemas neurológicos.
A melhor forma de prevenir a zika é impedindo focos de água parada, que podem servir como pontos de proliferação dos mosquitos causadores da doença. O uso de preservativos nas relações sexuais, além de repelente para quem viaja para os locais com muitos casos da doença, ajudam a evitar a transmissão
Quais os sintomas da Zika
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 80% das pessoas infectadas pelo Zika vírus não apresentam manifestações clínicas. No entanto, entre os principais sintomas da zika é possível destacar:
- Manchas avermelhadas em todo o corpo, que podem ou não coçar;
- Febre;
- Dores nas articulações e nos músculos;
- Dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos;
- Inchaço nas mãos e nos pés;
- Conjuntivite;
- Sensibilidade à luz;
- Mal-estar;
- Cansaço extremo;
- Diarreia ou intestino preso;
- Aumento dos gânglios linfáticos.
Qual o tratamento para Zika?
No geral, a infecção por zika vírus tem uma evolução benigna e, em alguns dias, a pessoa se encontra livre dessa condição médica. Não existe uma cura direta para o vírus, mas os sintomas da doença podem ser tratados com o uso de medicamentos. Deve-se evitar determinados remédios, como o ácido acetilsalicílico (AAS), já que aumenta as chances de hemorragia. Por isso, é essencial consultar um médico antes de qualquer medida.
Recomenda-se também o repouso e a ingestão frequente de líquidos. Idosos e grávidas precisam ter um acompanhamento médico constante, por conta das possíveis complicações. A febre por zika vírus costuma durar sete dias.
Se tenho sintomas da Zika, que médico devo procurar?
A zika pode ser diagnosticada por médicos de variadas especialidades, como o clínico geral e o infectologista, por exemplo. Em alguns casos, o tratamento é feito também pelo reumatologista, já que a doença tende a afetar as articulações. No caso de gestantes com zika, o acompanhamento do obstetra é fundamental, além do neuropediatra após o nascimento do bebê.
Como é feito o diagnóstico da Zika?
A suspeita da zika se inicia com a avaliação dos sintomas clínicos e de dados epidemiológicos, como um surto da doença na região. Porém, o diagnóstico é confirmado por meio de exames laboratoriais, como a detecção de IgG por ELISA e a Neutralização por Redução de Placas (PRNT).