A tecnologia, segundo o dicionário Aurélio, significa o conjunto de conhecimentos que se aplicam em diferentes atividades. Esse conjunto de conhecimento técnico e científico está presente desde a descoberta da primeira ferramenta que foi melhorada após um tempo e a partir dela posteriormente foram feitas outras específicas.
O tecnoestresse pode se manifestar de três formas:
1º – Pelo estímulo originado pela frustração face às limitações tecnológicas, ou seja, quando um indivíduo fica estressado por não conseguir lidar com a tecnologia;
… 😉
2º – As crises de estresse ocorrem com maior freqüência face à limitação tecnológica, ou seja, quando um indivíduo se torna extremamente nervoso perante sua condição limitada.
3º – A condição se agrava tornando-se crônica, onde o estresse permanece presente comprometendo seriamente a saúde do indivíduo.
Para evitar o tecnoestresse, já que não há formas de inutilizar a tecnologia, os psicólogos e outros especialistas da saúde sugerem que as pessoas não se deixem influenciar por promoções de produtos buscando sempre aparelhos de fácil manuseio; diminuir o trabalho diário, não deixar tarefas importantes por último, ter paciência para lidar com situações que ativa o estresse.