A população economicamente ativa no Brasil é um índice muito importante para a economia do país.
Sendo assim, a população economicamente ativa é um índice muito importante para se entender os fatores que envolvem uma crises econômicas.
O que é a População Economicamente Ativa?
O conceito de população economicamente ativa (PEA) pode variar ao redor do mundo. Porém, a PEA brasileira é considerada aquela população que está em idade para trabalhar e, além disso está empregada ou ativamente procurando emprego.
A população em idade ativa, no Brasil, é considerada entre 10 e 65 anos. Em outros países esse valor pode oscilar. Sendo comum alguns países mais desenvolvidos considerarem a sua idade ativa entre 15 e 60 anos.
Esse cálculo é considerado muito importante para avaliar a situação econômica de um país, verificando como está o desemprego na nação de forma a elaborar políticas públicas para melhorar os indicadores econômicos.
Quais as diferenças entre PEA e PEI?
Por outro lado, o indicador oposto da PEA é a PEI, que é a população economicamente inativa. Sendo assim, a PEI engloba as crianças menores de 10 anos, os aposentados, e aqueles acima do limite da idade da população ativa.
Além disso, a PEI engloba também aquelas pessoas que desistiram de procurar trabalho: é por isto que em algumas ocasiões se afirma que os índices de desemprego podem ser subestimadas.
Por fim, o indivíduo que deixa de procurar emprego não é considerado como parte da população economicamente ativa. E assim, não pode também ser considerado um desempregado.
Sendo assim, tudo isso é considerado quando se avalia esse indicador, para que os dados mais corretos possíveis sejam apresentados.
Como funciona a População Economicamente Ativa?
A população economicamente ativa brasileira se divide entre os 3 setores da economia. Os setores são o setor primário, secundário e terciário.
O setor primário é aquele que trata diretamente com a matéria-prima. Um bom exemplo é o setor de agricultura.
Além disso, o setor secundário fala sobre atividades que tratam da transformação da matéria-prima. Um exemplo comum do setor secundário é a indústria. Por fim, o setor terciário corresponde à área de comércio e serviços.
Os países desenvolvidos possuem a maior parte da sua força de trabalho concentrada no terceiro setor, visto que este setor costuma oferecer as melhores condições de emprego bem como as melhores remunerações.
Sendo assim, no passado, o Brasil teve a maior parte da população concentrada no primeiro setor.
No entanto, a maior parte da população está atualmente no setor terciário. Entretanto, na média, a qualidade do emprego no Brasil ainda é considerada bastante inferior à dos países desenvolvidos.
Por fim, ainda é esperado um ganho de qualidade do emprego na população economicamente ativa do Brasil, conforme o país atinge o crescimento econômico e o desenvolvimento.
Tags:
Escola