Ofertas do dia da Amazon!

Limitações do IMC

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida utilizada para avaliar o estado nutricional de uma pessoa e identificar se ela está ou não acima ou abaixo do peso. É um método bastante simples e fácil de ser calculado, entretanto, apresenta algumas importantes limitações. Esse índice foi criado pelo cientista Lambert Adolphe Jacques Quételet no fim do século XIX e até hoje é utilizado por muitas pessoas.

Tópicos deste artigo

Limitações do IMC

O IMC apresenta uma série de limitações. É importante avaliar atentamente esse índice, lembrando-se sempre de que outros fatores podem afetar o peso de uma pessoa. São limitações do IMC:

  • O índice não avalia se o peso está relacionado com o tecido muscular ou tecido adiposo. Isso significa que uma pessoa com grande quantidade de massa muscular pode ser considerada obesa quando analisamos apenas a proporção entre peso e altura.

  • A proporção do corpo também é uma limitação do IMC, uma vez que pessoas que possuem pernas curtas terão um IMC aumentado.



  • Pessoas que apresentam grande quantidade de massa muscular podem ser confundidas com obesas pelo IMC.

  • Idosos apresentam uma mudança na proporção entre a gordura corporal e a massa magra. Com a idade, a gordura corporal aumenta, mas a massa magra diminui. Quando avaliamos apenas o peso e a altura, não conseguimos verificar essa diferença das proporções, o que pode gerar um resultado errôneo. Alguns indivíduos com grande quantidade de gordura podem ser interpretados como “adultos com peso adequado” por causa da perda de massa magra.

  • Mulheres e homens possuem padrões de gordura corporal diferentes. A mulher geralmente apresenta uma maior porcentagem de gordura.

  • A gravidez gera resultados errados, pois o peso proveniente da gestação pode ser confundido com obesidade.

  • Assim sendo, o IMC apresenta suas limitações e nunca deve ser usado como único padrão para avaliar se uma pessoa está ou não acima do peso. Esse índice, quando usado como única forma de avaliação, pode levar a um diagnóstico impreciso e consequentemente a um tratamento ineficiente.


    Como realizar o cálculo do IMC?

    Para calcular o IMC de uma pessoa, basta dividir a massa em quilogramas pelo quadrado da altura em metros de um indivíduo. A equação para o cálculo do IMC é:

    IMC = Massa (kg)

              Altura (m) 2

    Imagine, por exemplo, que uma pessoa apresente 70 kg e 1,50 m de altura. Ao calcular seu IMC, temos:

    IMC =     70     =    70   = 31,11

            1,5 . 1,5       2,25


    Tabela do IMC

    Para saber se uma pessoa adulta está ou não acima do peso, basta comparar com a tabela do IMC. Veja:

    FAIXA

    IMC

    CLASSIFICAÇÃO


    1

    Abaixo de 18,5

    Adulto com baixo peso


    2

    Maior ou igual a 18,5 e menor que 25,0

    Adulto com peso adequado


    3

    Maior ou igual a 25,0 e menor que 30,0

    Adulto com sobrepeso


    4

    Maior ou igual a 30,0 e menor que 35,0

    Adulto com obesidade grau I


    5

    Maior ou igual a 35,0 e menor que 40,0

    Adulto com obesidade grau II


    6

    Maior ou igual a 40,0

    Adulto com obesidade grau III


    Analisando o exemplo acima, em que o indivíduo possui um IMC equivalente a 31,11, podemos concluir que ele apresenta, segundo esse índice, obesidade grau I.

    Postar um comentário

    Postagem Anterior Próxima Postagem