Ofertas do dia da Amazon!

Intolerância à lactose

Muitas pessoas sentem desconforto, como diarreia e náusea, após consumir leite e derivados. Esse desconforto pode ser sinal de um problema muito comum na população: a intolerância à lactose.

A intolerância à lactose pode ser definida como uma rejeição do organismo ao leite e seus derivados. Ela ocorre em consequência de um problema na enzima lactase, que pode estar em uma quantidade muito baixa ou se apresentar de forma ineficiente.

A lactase é uma enzima produzida pelo intestino delgado que decompõe o açúcar do leite nos monossacarídeos glicose e galactose. Quando a lactose chega ao intestino e não sofre ação das enzimas, acaba fermentada por bactérias presentes no local. A fermentação produz ácido láctico e gases, que podem desencadear distensão abdominal e flatulência. A lactose não quebrada aumenta a atração de água e eletrólitos para a mucosa do intestino, provocando diarreia.

É importante destacar que a incapacidade de quebrar a lactose só pode ser denominada de intolerância à lactose quando ocorre o surgimento de sintomas abdominais. Quando não há nenhum sintoma, o problema é considerado apenas como má absorção da lactose.

Sintomas da intolerância à lactose

A intolerância à lactose provoca sintomas como cólicas, dores abdominais, flatulência e diarreia, que surgem após a ingestão de leites e derivados. Esses sintomas aparecem entre meia e duas horas após o consumo do produto. Alguns pacientes apresentam ainda problemas como dor de cabeça e dores musculares.

… 😉

Tipos de intolerância à lactose

Para diminuir os problemas desencadeados pela intolerância à lactose, a recomendação principal é que seja feita a ingestão de produtos sem leite e derivados. Podem ser consumidos ainda alguns tipos de produtos que apresentam uma quantidade de lactose reduzida. A ingestão de lactase em cápsulas também pode ser uma alternativa para pacientes com esse problema.

Qual é a diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose?

Enquanto a intolerância à lactose refere-se à falta da enzima lactase, a alergia ao leite relaciona-se com o nosso sistema imunológico. A alergia ocorre como uma resposta do organismo a proteínas presentes no leite. Nesse caso, é importante não consumir o produto nem seus derivados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem