A febre é uma situação temida por muitas pessoas, entretanto, essa condição não se trata de uma doença, e sim de um sintoma de que nosso organismo não está bem. Geralmente a febre está associada a quadros infecciosos e inflamatórios, e há pesquisadores que, inclusive, acreditam que a febre possui um efeito benéfico no organismo, no combate a agentes causadores de doença.
… 😉
Tópicos deste artigo
→ Medicamento para febre
Para controlar a febre, os médicos recomendam, normalmente, o uso de antitérmicos, como dipirona, ibuprofeno e paracetamol. Esses são usados geralmente para reduzir a temperatura e, consequentemente, as manifestações desagradáveis que a febre pode gerar.
Vale destacar que esses medicamentos não combatem o agente causador da doença, portanto, é fundamental tratar o que está causando a febre, para que esse sintoma não retorne.
A pessoa com febre pode sentir-se indisposta e apresentar falta de apetite.
O uso de medicamentos para a febre é um tema muito controverso, e há muito debate a respeito de quando esse sintoma deve ser tratado. É importante destacar que o uso de antitérmicos não deve ser feito de maneira descontrolada.
No artigo “Febre: mitos que determinam condutas”, de Lenita Wannmacher e Maria Beatriz Cardoso Ferreira, as autoras relatam também que evidências atuais sugerem que a febre é uma manifestação de defesa do organismo e não deve prontamente atacar quando há ausência de comprometimento do estado geral do paciente. Elas alertam ainda que o uso de medicamentos antitérmicos não previne as convulsões, condição tão temida por muitos pais, pois essas podem acontecer mesmo com temperaturas baixas.
→ Banho abaixa a febre?
Muitas pessoas perguntam-se se medidas caseiras podem ser utilizadas para o controle da febre. A resposta é sim, porém muitos autores discutem a eficácia desses métodos, que geralmente apresentam efeito de curta duração.
Dentre os métodos físicos para resfriamento do corpo, podemos citar: remoção de roupas, banho com água morna, esponjas mornas e arejamento do corpo.
Alguns métodos físicos podem ajudar na redução da temperatura do corpo.
Atenção: O uso de álcool para abaixar a febre é completamente contraindicado e pode causar intoxicação.
|