Alimentos calóricos é uma expressão que causa medo em muitas pessoas. Esse sentimento está relacionado diretamente com o fato de que os alimentos calóricos são considerados os vilões de qualquer dieta. No entanto, será que esses alimentos são tão perigosos assim? Será que realmente eles são os responsáveis pelo ganho de peso? Para responder a essas perguntas, é fundamental entendermos o que é uma caloria e o que são os famosos alimentos calóricos.
Tópicos deste artigo
O que é caloria?
Caloria é a quantidade de calor necessária para elevar a 1 ºC a temperatura de 1 g de água. Quilocaloria, por sua vez, é a quantidade de calor necessária para elevar em 1 ºC a temperatura de 1 quilograma de água; corresponde a 1000 calorias. Nas embalagens de alimentos, as calorias ali citadas são, na realidade, quilocalorias, sendo o termo caloria, nesse caso, utilizado para referir-se à quantidade de energia produzida por determinado nutriente, quando metabolizado pelo organismo.
As proteínas e os carboidratos são responsáveis por gerar, a cada grama, de 4 kcal a 5 kcal de energia, enquanto as gorduras geram 9 kcal. Esses três macronutrientes constituem-se, portanto, como os principais fornecedores de calorias. Vale destacar que a água, as vitaminas e os sais minerais, apesar de não fornecerem energia, são fundamentais para o corpo humano, desempenhando funções essenciais para a nossa sobrevivência.
Caloria vazia é o termo utilizado para referir-se às substâncias que fornecem energia, mas não apresentam outros nutrientes. Esse é o caso do álcool e dos refrigerantes, por exemplo.
O corpo de uma pessoa mediana, com cerca de 75 kg, gasta uma caloria alimentar (1 kcal) por minuto quando em repouso. Temos, portanto, a necessidade diária de 1440 kcal para que nosso corpo funcione adequadamente. Quanto mais atividades fazemos, de mais energia precisamos.
… 😉
Quando fornecemos mais calorias ao nosso corpo do que ele necessita, ele acaba armazenando-as na forma de gordura. De acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira – Promovendo a Alimentação Saudável, do Ministério da Saúde, isso significa que, se a pessoa não ingerir menos alimentos ou aumentar a atividade física, ganhará peso, principalmente pelo acúmulo de gordura, o que poderá levar ao sobrepeso ou à obesidade, se esse desequilíbrio for mantido por longo tempo.
Entretanto, é fundamental salientar que a manutenção do peso bem como sua perda envolvem uma série de fatores que vão muito além da simples contagem de calorias. Isso se deve ao fato de que nosso corpo metaboliza de maneira diferente cada alimento.
Outro ponto importante que deve ser destacado é o fato de que é muito mais importante preocupar-se com o que você está comendo do que com a quantidade de calorias que estão sendo ingeridas. Caso queira aprofundar-se no tema deste tópico, leia: Calorias.
Os nutricionistas são os profissionais mais indicados para a criação de um plano alimentar. Esses profissionais são capazes de analisar um alimento muito além de suas calorias, ajudando-nos a fazer escolhas inteligentes quando o assunto é alimentação saudável.
|
O que são alimentos calóricos?
Os alimentos calóricos são aqueles que apresentam grande quantidade de calorias. Apesar de os alimentos de alta densidade energética estarem associados à grande quantidade de gordura e açúcar, há também uma relação deles com a quantidade de água.
Alimentos com grande quantidade de água possuem menor densidade energética, enquanto aqueles que apresentam baixa quantidade de água possuem alta densidade energética. Podemos observar isso facilmente ao analisarmos frutas, legumes e verduras, que, de maneira geral, apresentam grande quantidade de água e uma menor densidade energética. Óleos, manteiga, farinha e açúcar, por sua vez, possuem alta densidade energética e baixa quantidade de água.
-
Exemplos de alimentos calóricos
Dentre os alimentos com alto teor calórico mais conhecidos, podemos citar alimentos ricos em gorduras e açúcares, tais como bebidas açucaradas (refrigerantes e sucos industrializados), fritura, pizza, hambúrguer, cachorro-quente, bolacha recheada, batata frita, bacon, entre outros.
Alimentos diet e light
Os produtos diet e light, portanto, não apresentam uma composição nutricional definida, sendo fundamental analisar-se o rótulo do produto antes de adquiri-lo. Como mencionado, um chocolate diet pode não conter açúcar, mas apresentar maior quantidade de gordura, podendo apresentar, portanto, uma quantidade de calorias similar a do chocolate normal. Sendo assim, se você procura-o acreditando que se trata de um alimento menos calórico, estará completamente enganado(a).