Ofertas do dia da Amazon!

Samba de roda: origem, características

O samba de roda é uma expressão cultural brasileira com raízes africanas e portuguesas que reúne poesia, música e dança. O estilo, que surgiu no estado da Bahia, consiste em uma roda de pessoas tocando instrumentos, cantando e dançando, e está relacionado à capoeira, que também traz músicas, lutas e poesia aos orixás.

Tópicos deste artigo

Origem do samba de roda

O samba de roda surgiu na Bahia, por volta de 1960, sendo mais fortemente reconhecido na região do Recôncavo Baiano. A expressão reúne tradições culturais trazidas pelos africanos escravizados, como o culto aos orixás e caboclos, e a comida de azeite. Alinhado a isso, também houve uma mesclagem com os traços culturais trazidos pelos portugueses, como a viola, pandeiro e a própria língua portuguesa.

… 😉

Características do samba de roda

No samba de roda, várias pessoas se reúnem em círculo para cantar, tocar e dançar. No que se refere à música, os instrumentos mais encontrados são a viola, berimbau, agogô, chocalho, pandeiro, reco-reco e atabaque.

Quanto à dança, todos do círculo são convidados a dançar ao centro. É mais comum que as mulheres ali presentes façam a dança, porém todos podem dançar, bater palmas, tocar instrumentos e cantar.

Mulheres dançando samba de roda. [2]

O samba de roda geralmente é realizado em festividades e em terreiros de candomblé para os caboclos e orixás, mas também pode ser realizado em qualquer outro momento, como diversão e celebração coletiva, pelo prazer de cantar e sambar.

Samba de roda x samba carioca

Escola de samba desfilando no sambódromo, no Rio de Janeiro. [3]

Outra diferença está no canto. O samba de roda possui um canto coletivo, associado à música africana, enquanto o samba carioca tem como uma de suas principais características o canto de músicas tradicionais da cultura musical popular do país.

Além disso, também há diferença em relação à forma como são chamados os praticantes. Os praticantes de samba de roda são chamados de “sambadores” e “sambadeiras”, e não “sambistas”, como nas demais localidades do país, incluindo o Rio de Janeiro.

Curiosidades do samba de roda

  • O samba de roda do Recôncavo Baiano foi inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão no ano de 2004.

  • A Unesco reconheceu o samba de roda como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade no ano de 2005.

  • O reconhecimento da Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade motivou o Centro Cultural Cartola a analisar os variados estilos de samba no Rio de Janeiro, originários das reuniões musicais na casa de Tia Ciata, no Estácio, nas escolas de samba, blocos, morros, ruas e quintais.

Créditos de imagem

[2] ThalesAntonio / Shutterstock

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem