Aranha-caranguejeira: características e perigos

Aranha-caranguejeira é o nome dado a cerca de 900 espécies de aranhas que se destacam por seu grande tamanho e por terem o corpo recoberto por várias cerdas. Estas apresentam função sensorial e também atuam na defesa, sendo liberadas quando a aranha se sente ameaçada.

Tópicos deste artigo

Resumo sobre aranha-caranguejeira

  • Aranha-caranguejeira é o nome dado a 900 espécies diferentes de aranhas que se destacam pelo seu tamanho.

  • Elas apresentam corpo repleto de cerdas que possuem papel sensorial e também de defesa.

  • As caranguejeiras podem apresentar diferentes padrões de cores.

  • As caranguejeiras, em geral, ficam sob cascas de árvores, em tocas ou embaixo de pedras durante o dia, e saem para caçar durante a noite.

  • As caranguejeiras são animais carnívoros.

  • Elas possuem veneno, entretanto, este não costuma provocar acidentes graves.

  • As cerdas das caranguejeiras podem provocar reações alérgicas.

Características da aranha-caranguejeira

Aranha-caranguejeira é o nome utilizado para se referir a um grupo de aranhas consideradas as maiores aranhas do planeta. Da ponta de uma pata à outra, algumas espécies podem atingir 30 cm de comprimento. No total, existem cerca de 900 espécies descritas, ocorrendo em diversas partes do mundo. No Brasil, há cerca de 300 espécies.

Além do tamanho, as caranguejeiras se destacam pela presença de uma grande quantidade de cerdas sensoriais e urticantes recobrindo o seu corpo. As cerdas urticantes são uma ótima forma de defesa, sendo liberadas quando a aranha se sente ameaçada. Para a liberação das cerdas, a aranha esfrega as pernas traseiras no abdômen.

… 😉

Em relação a sua cor, as aranhas-caranguejeiras podem apresentar um colorido variado, sendo algumas espécies marrons, pretas, vermelhas ou, ainda, azuis. Algumas espécies apresentam desenhos no abdômen e no cefalotórax e manchas em suas pernas.

Onde a aranha-caranguejeira vive?

Alimentação da aranha-caranguejeira

A aranha-caranguejeira é uma espécie carnívora, ou seja, que se alimenta de outros animais. As espécies maiores podem se alimentar de animais relativamente grandes, como pequenos pássaros, roedores, sapos, lagartos e outras aranhas. Esse é o caso da aranha-golias ou aranha-golias-comedora-de-pássaro (Theraphosa blondi), que pode ser encontrada na Amazônia brasileira.

Qual é o perigo da aranha-caranguejeira?

A aranha-caranguejeira destaca-se por seu grande tamanho, que provoca muito medo em algumas pessoas. Entretanto, o veneno da caranguejeira não é tão impressionante assim, uma vez que acidentes com essas aranhas, em geral, não são graves.

A picada delas, normalmente, provoca dor no local. Em alguns casos, pode-se observar vermelhidão, inchaço, coceira, ardência, câimbras e, em casos mais graves, espasmos musculares. Apesar de o veneno dessa aranha não ser muito perigoso, suas cerdas podem provocar irritações e até mesmo reações alérgicas graves e fatais.

Saiba mais: Aranha-marrom — apesar de pouco agressiva, o veneno da sua picada pode ser letal

Aranhas-caranguejeiras podem ser criadas como animais de estimação?

Espécies menos agressivas de aranhas-caranguejeiras são uma opção para quem gosta de animais de estimação não convencionais.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem