O relato pessoal é um texto predominantemente narrativo em que se relata as experiências e vivências a uma outra pessoa.
Quais as características do relato pessoal?
Qual a estrutura do relato pessoal?
Durante a escrita, o narrador deve estar atento em responder a seguinte pergunta: Como você viveu aquela experiência? Assim, são importantes os seguintes aspectos estruturais do texto:
Título: apesar de não ser obrigatório, é interessante usá-lo para chamar a atenção de seu leitor acerca da temática abordada.
Introdução: é a apresentação do seu relato pessoal. Assim, é importante que você contextualize o seu leitor sobre a experiência vivida.
Desenvolvimento do relato: é importante apresentar, de forma cronológica, a sucessão dos acontecimentos em seu relato. A linearidade da narrativa ajuda o leitor na melhor compreensão de seu texto.
Desfecho/conclusão: é o encerramento do seu relato. Nele, é importante você colocar as reflexões sobre a sua experiência, isto é, identificar os pontos positivos e negativos (se houver) e comentar sobre eles.
Como se faz um relato pessoal?
Para fazer um relato pessoal, é importante ter definido o tema a ser abordado. Diferentemente de outros gêneros pessoais, o relato segue uma estrutura um pouco mais formal justamente por ser direcionado a outra pessoa e não manter o caráter de confidencialidade. Ele pode ser solicitado, por exemplo, em atividades escolares por professores. Nesse caso, é fundamental que o aluno tenha as informações necessárias que o professor pode solicitar que estejam no relato.
Com o tema definido, é importante escolher um título atrativo para o seu leitor. Além disso, lembre-se de usar a norma-padrão da língua e, nos parágrafos iniciais, fazer a contextualização ao leitor, apresentando-lhe o tema e suas experiências. Lembre-se de explicar, caso necessário, os detalhes para a compreensão dos acontecimentos bem como elencá-los de forma linear.
Exemplo de relato pessoal
Os meus primeiros dias de aula
Iniciei as aulas em uma nova escola e resolvi contar a minha experiência nos meus primeiros dias. Até então, eu nunca havia mudando de escola. Sempre estudei em uma mesma instituição de ensino, desde quando comecei minha educação.
Nas primeiras aulas, me senti bem deslocado. Eu não conhecia os professores, e, mesmo a turma sendo grande, aproximadamente 50 alunos, eu não conhecia nenhum dos meus colegas de classe. Tentei me aproximar deles, mas muitos já tinham os seus grupos, e eu os entendo, afinal, quando eu estudava na minha escola, também tinha a minha turma. Acredito que foi na segunda semana que comecei a me encontrar, ou melhor, a achar a minha “tribo”. Descobri que alguns colegas adoravam Star Wars, e esse foi o ponto de partida para iniciarmos longos debates, alguns ainda em sala, outros fora dela, nos intervalos. Com as amizades encaminhadas, eu precisava compreender um pouco mais a dinâmica com os professores.
O exemplo é um relato pessoal sobre os primeiros dias de um aluno em uma nova escola. Nos primeiros parágrafos, ele introduz o seu leitor ao tema, explicando sobre a mudança e indicando alguns desafios. Na sequência, temos uma narrativa destacando os acontecimentos dos primeiros dias e o relacionamento com algumas personagens fundamentais na história: os colegas de classe e os professores. Na parte final, ele faz uma reflexão sobre o que vivenciou, o medo da mudança, inerente ao ser humano, para falar de sua experiência na nova instituição.
Quais as diferenças entre relato pessoal e diário?
O relato pessoal e o diário apresentam semelhanças estruturais e conceituais. Ambos são textos predominantemente narrativos, escritos em 1ª pessoa e que tratam de experiências pessoais (subjetivas) daquele que escreve. No entanto, o relato pessoal é um texto dedicado a outra pessoa, enquanto o diário tem caráter confidencial.
Relato oral e relato escrito
A atividade de relatar alguma experiência é uma das mais antigas da humanidade, existindo antes mesmo da escrita. Sendo assim, o relato pode ser tanto oral quanto escrito. O relato escrito é marcado pela formalidade, dada a maior capacidade de registro.