A proposta de intervenção da redação do Enem é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem, que deve conter uma solução para o problema apresentado. Avaliada pela competência 5, a proposta deve ser pragmática e apresentar pelo menos cinco elementos válidos para que o candidato atinja o nível 5, isto é, a nota máxima da competência.
Leia também: As 5 competências da redação do Enem — o que cada uma avalia?
Tópicos deste artigo
Resumo sobre proposta de intervenção da redação do Enem
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A proposta de intervenção é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem, em que o candidato deve apresentar uma solução para o problema discutido ao longo do texto.
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Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.
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O texto dissertativo-argumentativo é um dos tipos de texto dissertativo e possui caráter persuasivo.
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Na conclusão do texto dissertativo-argumentativo do Enem, a proposta de intervenção é obrigatória, enquanto nos demais textos argumentativos ela é uma das formas de concluir um texto.
Videoaula sobre proposta de intervenção da redação do Enem
O que é proposta de intervenção?
A proposta de intervenção se dá quando, ao finalizar a redação, o candidato propõe uma ação no intuito de solucionar o problema discutido no decorrer do texto. Nesses termos, a proposta de intervenção deve vir no último parágrafo, e a sua avaliação está associada à competência 5.
A seguir, veja o quadro com a matriz de referência que avalia a proposta de intervenção na perspectiva do corretor, divulgado pelo Inep.
Matriz de referência do corretor em relação à competência 5 da redação do Enem
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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Pontuação
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Situação
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Nível 0 (0 pontos)
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Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
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Nível 1 (40 pontos)
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Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
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Nível 2 (80 pontos)
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Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
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Nível 3 (120 pontos)
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Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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Nível 4 (160 pontos)
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Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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Nível 5 (200 pontos)
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Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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O que a proposta de intervenção do Enem deve conter?
A proposta de intervenção no Enem deve ser pragmática, isto é, apresentar elementos que sejam objetivos e práticos, mantendo as características dos textos argumentativos. Sendo assim, a proposta de intervenção deve apresentar os seguintes elementos:
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Agente: responsável por executar uma ação em prol da resolução do problema apresentado no texto. Exemplos de agente: governo, escolas, mídia, ONGs etc.
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Ação: trata-se do que será, de fato, realizado.
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Modo/meio: é a forma como determinada ação será feita.
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Efeito/finalidade: o objetivo que se busca alcançar com a ação proposta.
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Detalhamento: o acréscimo de informações sobre um dos elementos acima, tornando-o mais completo. Caso o candidato opte, por exemplo, por detalhar o agente, basta dizer qual é o papel desse agente para que seu leitor compreenda-o melhor no processo de execução.
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Como elaborar uma proposta de intervenção do Enem?
Para elaborar uma proposta de intervenção, é preciso, antes, estar ciente do problema. Em seguida, com base no que foi apresentado, responder às seguintes questões:
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Quem atuará para a resolução do problema?
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O que será feito para que o problema seja resolvido?
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Como isso será feito?
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Qual é o objetivo a ser alcançado com essa proposta?
Quem atuará para a resolução do problema?
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Agente
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O que será feito para que o problema seja resolvido?
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Ação
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Como isso será feito?
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Modo/meio
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Qual é o objetivo a ser alcançado com essa proposta?
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Efeito/finalidade
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Importante: É válido lembrar que alguns agentes/ações são considerados nulos, isto é, desconsiderados. São eles: agentes como “a população”, “a sociedade”, “o homem” etc. e ações como “as pessoas devem se conscientizar”.
Outra dica importante refere-se aos elementos modo/meio e efeito/finalidade. É importante que o modo/meio e o efeito/finalidade apareçam de forma evidente e clara no texto, sem gerar dúvidas para o leitor. Assim, é recomendável o uso de marcadores como “por meio de” para abordar o modo/meio e “a fim de”, “com a finalidade” etc. para tratar do efeito/finalidade.
Exemplo de proposta de intervenção
Observe a seguir um exemplo de proposta de intervenção do tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, cobrado no Enem 2017.
Quais são as diferenças entre textos dissertativos e textos dissertativo-argumentativos?
De maneira geral, o texto dissertativo-argumentativo apresenta boa parte dos elementos presentes nos textos dissertativos, uma vez que é um dos tipos de texto dissertativo. Assim, estruturalmente, eles apresentam introdução, desenvolvimento e conclusão.
No entanto, de modo geral, o texto dissertativo é responsável por expor uma informação ou apresentar uma tese ou opinião a um interlocutor, sem caráter persuasivo.
Cabe destacar que a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem deve, prioritariamente, apresentar uma proposta de intervenção, enquanto nos demais textos dissertativos essa é apenas uma das formas de concluir o texto.