Por que todos os pneus de carros são pretos?

 

Você já se perguntou por que os pneus de carros são pretos? Certamente, você já notou essa característica, mas talvez não saiba que isso não é apenas uma questão de design, mas também tem uma funcionalidade.

Além da questão funcional, o pigmento também está relacionado à matéria-prima utilizada para a sua produção, bem como a uma busca por praticidade.

Se você ainda não sabe por que a indústria automobilística opta pela cor preta, está no lugar certo. Neste artigo, você vai descobrir o motivo de todos os pneus de carros serem assim.

Entenda por que os pneus são pretos

A cor preta dos pneus de carro não é escolhida apenas por uma questão de padronização, existem outros fatores que explicam isso.

Primeiramente, isso tem a ver com a composição, pois o pneu recebe um material chamado de negro de fumo para ser produzido.

Essa matéria-prima é semelhante à fuligem e é adicionada à borracha como um composto químico estabilizador. Por conta disso, a borracha, que é naturalmente branca, acaba ficando com o pigmento preto do negro de fumo.

O material também é combinado com outros polímeros para criar o composto da banda de rodagem do pneu.

Compreendendo que a cor é proveniente do pigmento do negro de fumo, pode-se questionar por que ele é adicionado.

A explicação é que o material não apenas escurece o pneu, como também contribui para a sua resistência e durabilidade.

O negro de fumo é utilizado no setor industrial há mais de 150 anos. Inicialmente, foi usado como pigmento na área de tintas e só depois começou a ser adicionado nos pneus.

A importância do negro de fumo para os pneus

O negro de fumo é uma matéria-prima essencial na fabricação dos pneus, pois ajuda a prolongar sua vida útil.

Entre suas vantagens, podemos citar algumas como:

  • Dissipar o calor das partes que costumam ficar mais quentes durante a locomoção;
  • Proteger os pneus da luz UV e do ozônio, que podem acelerar o processo de deterioração do material;
  • Aumentar a segurança da condução, uma vez que os pneus ficam mais resistentes.

O negro de fumo representa cerca de um quarto do peso total de um pneu de carro padrão, mas a quantidade depende de sua aplicação.

Engenheiros químicos afirmam que um pneu fabricado sem o negro de fumo duraria, em média, 5.000 milhas, o que seria um problema, considerando que as garantias de quilometragem do objeto ultrapassam 60.000 milhas para algumas aplicações.

Além disso, a cor também tem relação com a praticidade, afinal, o carro está sempre em contato com o chão que carrega várias sujidades.

Por isso, um pneu de cor mais clara sujaria facilmente, o que não seria esteticamente agradável para os automóveis e dificultaria a manutenção da limpeza.

É possível ter pneus de carros coloridos?

Mas, afinal, é possível ter carros com pneus coloridos mesmo que o negro de fumo tenha um pigmento preto?

Já entendemos que a inserção do negro de fumo é essencial para a resistência e durabilidade do material.

Mas, mesmo com sua cor preta, é possível fazer um pneu colorido a partir do uso de pigmentos e sílica, assim como os que vemos nas bicicletas infantis, por exemplo.

No entanto, essa estratégia não foi bem aceita pelos consumidores de carros, principalmente pela dificuldade de manter a limpeza e a estética dos pneus, que acabam acumulando muita sujeira nos lugares onde passam.

Portanto, os motivos pelos quais os pneus de carros são pretos envolvem praticidade, resistência, durabilidade e o próprio material de fabricação.

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