Você já se perguntou por que os pneus de carros são pretos? Certamente, você já notou essa característica, mas talvez não saiba que isso não é apenas uma questão de design, mas também tem uma funcionalidade.
Além da questão funcional, o pigmento também está relacionado à matéria-prima utilizada para a sua produção, bem como a uma busca por praticidade.
Se você ainda não sabe por que a indústria automobilística opta pela cor preta, está no lugar certo. Neste artigo, você vai descobrir o motivo de todos os pneus de carros serem assim.
Entenda por que os pneus são pretos
A cor preta dos pneus de carro não é escolhida apenas por uma questão de padronização, existem outros fatores que explicam isso.
Primeiramente, isso tem a ver com a composição, pois o pneu recebe um material chamado de negro de fumo para ser produzido.
Essa matéria-prima é semelhante à fuligem e é adicionada à borracha como um composto químico estabilizador. Por conta disso, a borracha, que é naturalmente branca, acaba ficando com o pigmento preto do negro de fumo.
O material também é combinado com outros polímeros para criar o composto da banda de rodagem do pneu.
Compreendendo que a cor é proveniente do pigmento do negro de fumo, pode-se questionar por que ele é adicionado.
A explicação é que o material não apenas escurece o pneu, como também contribui para a sua resistência e durabilidade.
O negro de fumo é utilizado no setor industrial há mais de 150 anos. Inicialmente, foi usado como pigmento na área de tintas e só depois começou a ser adicionado nos pneus.
A importância do negro de fumo para os pneus
O negro de fumo é uma matéria-prima essencial na fabricação dos pneus, pois ajuda a prolongar sua vida útil.
Entre suas vantagens, podemos citar algumas como:
- Dissipar o calor das partes que costumam ficar mais quentes durante a locomoção;
- Proteger os pneus da luz UV e do ozônio, que podem acelerar o processo de deterioração do material;
- Aumentar a segurança da condução, uma vez que os pneus ficam mais resistentes.
O negro de fumo representa cerca de um quarto do peso total de um pneu de carro padrão, mas a quantidade depende de sua aplicação.
Engenheiros químicos afirmam que um pneu fabricado sem o negro de fumo duraria, em média, 5.000 milhas, o que seria um problema, considerando que as garantias de quilometragem do objeto ultrapassam 60.000 milhas para algumas aplicações.
Além disso, a cor também tem relação com a praticidade, afinal, o carro está sempre em contato com o chão que carrega várias sujidades.
Por isso, um pneu de cor mais clara sujaria facilmente, o que não seria esteticamente agradável para os automóveis e dificultaria a manutenção da limpeza.
É possível ter pneus de carros coloridos?
Mas, afinal, é possível ter carros com pneus coloridos mesmo que o negro de fumo tenha um pigmento preto?
Já entendemos que a inserção do negro de fumo é essencial para a resistência e durabilidade do material.
Mas, mesmo com sua cor preta, é possível fazer um pneu colorido a partir do uso de pigmentos e sílica, assim como os que vemos nas bicicletas infantis, por exemplo.
No entanto, essa estratégia não foi bem aceita pelos consumidores de carros, principalmente pela dificuldade de manter a limpeza e a estética dos pneus, que acabam acumulando muita sujeira nos lugares onde passam.
Portanto, os motivos pelos quais os pneus de carros são pretos envolvem praticidade, resistência, durabilidade e o próprio material de fabricação.
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