Muitas vezes as pessoas não dão o devido valor à coluna vertebral, também chamada de coluna espinhal, por não saberem sua importância.
Nossa coluna possui 33 vértebras que se alternam com discos intervertebrais e dão mobilidade ao tronco, permitindo as mais diversas posições. Cada vértebra é ligada a uma costela, formando uma “grade de proteção” contra choques mecânicos que protege o coração e os pulmões. Além disso, a coluna protege a medula espinhal e os nervos espinhais, sustenta todo o peso do corpo, e tem papel essencial no movimento de braços e pernas e na nossa locomoção.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Nossa coluna possui curvaturas de natureza fisiológica. São elas: cervical, torácica, lombar e pélvica. Quando a pessoa apresenta algum aumento ou desvio em alguma dessas curvaturas, deve-se procurar um médico especializado que, por meio de exames, detectará qual o tipo de desvio que a pessoa apresenta em sua coluna. Todos os males referentes às dores de coluna têm tratamento.
Todos nós devemos tomar alguns cuidados para que não ocorram dores na coluna, muito conhecidas também por dores nas costas. Carregar peso, ausência de exercícios físicos, posturas inadequadas, saltos muito altos, colchões e travesseiros ruins são algumas das causas de dores nas costas, e os exercícios físicos são uma ótima pedida para quem sofre desse mal. Natação, musculação, alongamento e pilates são atividades que ajudam a aliviar as dores e manter a musculatura da coluna forte.