6,02 × 1023 Quem nunca viu ou ouviu falar sobre esse número? Ele recebe a denominação de Número de Avogadro.
Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, nascido no ano de 1776 e falecido em 1856, teve a advocacia como sua primeira profissão, mas logo em seguida se rendeu ao curioso mundo da Química. Ele dedicou-se ao estudo dos gases e descobriu propriedades nunca antes reveladas sobre esse estado físico da matéria.
Avogadro criou a Lei: volumes iguais de quaisquer dois gases na mesma temperatura e pressão contêm o mesmo número de partículas.
De acordo com o enunciado acima é possível determinar o número de partículas em uma molécula de qualquer substância gasosa.
O número 6,02 × 1023 é uma constante física fundamental, por isso ficou conhecida como Constante de Avogadro, uma vez que é um número padrão para representar um Mol de quaisquer entidades elementares (átomos, moléculas, íons, elétrons).
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Já ficou curioso para saber como Avogadro chegou a este número? Pois bem, ele partiu do número de átomos de carbono: 12 em 12 gramas (0,012 kg) de carbono-12, um valor que se aproxima de 6,02 × 1023.
Conhecendo a Constante de Avogadro e a massa atômica de um elemento é possível calcular a massa em gramas de um único átomo? Sim, para isso acompanhe os exemplos propostos em: Mol e Número de Avogadro: qual a relação?
Veja mais!
Relação entre Lei de Avogadro e gases
Estudo comparativo do átomo
Átomos e a construção do Universo