A África do Sul é um país que chama atenção por sua variedade de línguas. Ao todo, foram estabelecidos, historicamente, 34 idiomas, sendo 30 deles ainda vivos e quatro, extintos.
Atualmente, o país reconhece 11 línguas oficiais. Até 1996, os idiomas europeus ocupavam esse lugar, mas as regras começaram a mudar e os dialetos africanos foram reconhecidos no território, sendo marcas da cultura e história do país.
Neste artigo, você vai descobrir quais são as 11 línguas oficiais da África do Sul e, dentre elas, quais são as mais faladas. Confira:
Quais são as 11 línguas oficiais da África do Sul?
1. Zulu
Zulu, também chamada de isiZulu, é uma das línguas mais faladas do país e é majoritariamente falada pelo povo Zulu. O idioma faz parte do Nguni de línguas Bantu e tem mais de 12 milhões de falantes.
2. Sotho Norte
Sotho Norte também é conhecida como Sesotho sa Leboa ou Sepedi e é uma língua falada pelo povo Sotho. O idioma faz parte do grupo Bantu e é celebrado pela literatura, tradições orais e festividades.
3. Afrikaans
A Afrikaans é uma língua germânica ocidental que deriva do holandês, tendo se desenvolvido durante a colonização neerlandesa no país.
Com o tempo, ela evoluiu para uma língua distinta das dos colonos, trazendo marcas próprias do povo africano.
4. Xhosa
A Xhosa, ou isiXhosa, também é uma das línguas mais faladas na África do Sul, sendo falada pelo povo Xhosa. O idioma ganhou reconhecimento internacional por meio de figuras como Nelson Mandela.
Outra curiosidade é que a língua esteve presente em uma frase no filme Pantera Negra (2018), apesar do longa ter sido desenvolvido em inglês.
5. Inglês
O inglês também é uma das línguas oficiais da África do Sul, isso devido ao período do colonialismo britânico no local.
Geralmente, o idioma é usado no mundo dos negócios, no governo, na educação e em outras áreas em que seja necessário facilitar a comunicação, principalmente levando em consideração que o país de falantes de várias línguas.
6. Tswana
Tswana também é uma das línguas Bantu faladas na África do Sul e é comum entre o povo Tswana. O idioma é escrito com alfabeto latino e é muito usado para contar histórias, poesias e preservar a identidade de sua comunidade.
7. Venda
Venda, também chamada de Tshivenda, é uma das línguas oficiais da África do Sul que é falada pelo povo Venda.
É falada principalmente na região norte do país e chamada atenção por suas características tonais.
8. Ndebele
A Ndebele, também conhecida como isiNdebele, é uma língua falada, principalmente, nas províncias de Gauteng e Mpumalanga. O idioma é celebrado por meio dos bordados e da arte local.
9. Swati
Swati, ou siSwati, é um dialeto falado pelo povo suazi, predominantemente nas províncias de Mpumalanga e Limpopo. Também uma das línguas da família Bantu.
10. Sotho
Sotho, também chamada de Sesotho ou Southern Sotho, é falado predominantemente pelo povo Basotho na África do Sul. Desempenha um papel importante nas músicas, danças e tradições orais.
11. Tsonga
Tsonga é um idioma muito falado na região nordeste da África do Sul e é conhecido por suas características musicais e rítmicas.
Idiomas mais falados na África do Sul
Entre essas 11 línguas oficiais, temos alguns idiomas que são mais falados que outros, são eles:
- Zulu – 22,7%;
- Xhosa – 16%;
- Afrikaans – 13,5%;
- Inglês – 9,6%;
- Sotho Norte – 9,1%;
- Tswana – 8%;
- Sotho – 7,6%.
Compartilhe esse artigo