O ano de 1492 foi marcado pelo choque entre dois mundos diferentes, de um lado, a cultura europeia, e de outro, a cultura indígena. Trata-se do início da colonização da América, promovida, principalmente, por portugueses e espanhóis em suas buscas por riquezas e conquistas. Outra data de caráter simbólico importante para a história é a de 1494, quando foi assinado o Tratado de Tordesilhas.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
No decorrer político da colonização brasileira, houve o período denominado de União Ibérica (1580 – 1640), em que a colônia ficou sob o controle da Espanha pelo problema na sucessão do trono português. Após o fim da União Ibérica, a coroa portuguesa expulsou os espanhóis e voltou a ter o monopólio da colônia.
O século XVIII na colônia foi marcado por uma forte agitação nas descobertas das minas de ouro, gerando grande entusiasmo por parte dos portugueses. Várias cidades do Brasil surgiram pela busca do ouro, entre elas estão Diamantina e Ouro Preto. A colonização estendeu-se até meados do século XIX, quando em Sete de Setembro de 1822, o Brasil conseguiu sua independência, inaugurando o Período Imperial.