A Revolução Gloriosa foi a última fase da Revolução Inglesa, iniciada em 1642. Com a deposição de Jaime II e a ascensão de Guilherme de Orange ao poder na Inglaterra, essa revolução mudou a política ao decretar o fim do poder absolutista e o surgimento de uma monarquia constitucional, ou seja, o rei permaneceria no trono inglês, mas com poderes reduzidos. Esse evento foi importante para o fortalecimento da burguesia.
Tópicos deste artigo
Resumo
- A Revolução Gloriosa foi a última fase da Revolução Inglesa e determinou o fim do absolutismo na Inglaterra e a formação da monarquia constitucional.
- A Revolução Gloriosa foi a última fase da Revolução Inglesa e determinou o fim do absolutismo na Inglaterra e a formação da monarquia constitucional.
- Na Inglaterra, predominou o poder do Parlamento sobre o poder real.
- Na Inglaterra, predominou o poder do Parlamento sobre o poder real.
- As consequências da Revolução Gloriosa foram a redução dos poderes do rei e o predomínio da burguesia sobre o Parlamento.
- As consequências da Revolução Gloriosa foram a redução dos poderes do rei e o predomínio da burguesia sobre o Parlamento.
Contexto
Até 1640, a Inglaterra era governada por Carlos I, um rei absolutista. As suas desavenças com o Parlamento provocaram uma guerra civil. O rei queria manter seus poderes totais e os parlamentares pretendiam justamente o contrário: a formação de uma monarquia constitucional que limitasse os poderes reais.
Carlos I esperava que o Parlamento aprovasse o aumento de impostos para equilibrar os gastos reais, mas a proposta real foi rejeitada. Assim, o Parlamento foi dissolvido, iniciando a guerra entre o rei e os parlamentares. Carlos I perdeu a guerra e foi decapitado.
Com o fim da monarquia, a Inglaterra tornou-se uma república. Oliver Cromwell governou o país, implantando uma ditadura de 1653 até 1658. Com a morte de Cromwell, seu filho Richard assumiu o poder inglês, mas sem a força política do pai. Logo, foi destronado, e o Parlamento convidou Carlos II, filho do rei decapitado, para ser o novo rei da Inglaterra, mas com poderes reduzidos.
O novo rei entrou em conflito com os parlamentares ao tentar governar de forma absolutista e por sua proximidade com os católicos. O Parlamento foi dissolvido, e Carlos II governou até sua morte em 1685. Jaime II, irmão de Carlos II, assumiu o trono inglês e buscou fazer um governo absolutista, em constante conflito com o Parlamento.
O que foi a Revolução Gloriosa?
A Revolução Gloriosa foi um movimento contra o poder absolutista de Jaime II. Ao fortalecer os católicos, o rei entrou em confronto com o Parlamento, que defendia a formação de uma monarquia constitucional e praticante do puritanismo, ou seja, da religião calvinista. Não tardaria para as duas forças políticas entrarem em guerra.
… 😉
Consequências da Revolução Gloriosa
A Revolução Gloriosa determinou o fim da monarquia absolutista na Inglaterra e o predomínio do Parlamento. A Europa assistia à formação de uma monarquia constitucional, ou seja, o rei poderia permanecer no trono, mas com poderes reduzidos. Outra consequência dessa revolução foi o fortalecimento da burguesia no poder inglês. Com a Revolução Gloriosa, os burgueses dispensaram o apoio real, ao contrário do que se viu na transição da Idade Média para a Idade Moderna, ocorrida 200 anos antes, quando a burguesia apoiou a formação dos Estados nacionais na Europa e o poder dos reis.
O Parlamento predominantemente calvinista e representantes da burguesia abriram espaços para a aprovação de leis que beneficiaram a economia burguesa e lançou as sementes para a fundação da Revolução Inglesa poucas décadas depois.
Exercícios resolvidos
1) A Revolução Gloriosa foi muito importante para a Europa do século XVII porque:
a) inaugurou a monarquia absolutista e o fechamento do Parlamento inglês.
d) houve a formação de reinos por meio da descentralização do poder.
Resposta
Letra B. A Revolução Gloriosa representou o fim do absolutismo na Inglaterra e a força do Parlamento.
2) As consequências da Revolução Gloriosa na Inglaterra foram:
a) a força do catolicismo.
b) a volta da nobreza ao poder
c) o predomínio da burguesia no Parlamento.
d) expulsão dos calvinistas da Inglaterra.
Resposta
Letra C. Logo após o fim da Revolução Gloriosa, a burguesia mostrou sua força no Parlamento, pavimentando o caminho para a Revolução Industrial.
Créditos das imagens