A artrite reumatoide é uma doença relativamente comum e que promove a inflamação das articulações, que são chamadas popularmente de juntas. Essa doença causa deformidades e promove limitações que interferem nas atividades diárias de uma pessoa, levando, consequentemente, a uma diminuição da qualidade de vida. Sendo assim, é fundamental conhecer a doença e o tratamento para evitar lesões cada vez mais graves.
→ O que é a artrite reumatoide?
Ainda não se sabe exatamente o que desencadeia a artrite reumatoide, entretanto, acredita-se que os fatores desencadeantes são: predisposição genética, fatores ambientais e infecções causadas por vírus e bactérias. Alguns autores relacionam a doença ainda com o fumo e fatores hormonais.
→ Quais são os sintomas da artrite reumatoide?
A artrite reumatoide apresenta sintomas bastante característicos, como dor e inchaço nas articulações. Os pacientes com essa doença também possuem aumento de temperatura na articulação e dificuldade de movimentação. A rigidez dessas estruturas normalmente ocorre pela manhã e pode demorar algumas horas para que o movimento seja recuperado. Com o tempo, a artrite reumatoide pode causar modificações na estrutura das articulações, levando à incapacidade de realizar algumas tarefas.
… 😉
Normalmente a artrite reumatoide acomete inicialmente as articulações das mãos, punhos e pés. Com o avanço da doença, outras articulações maiores são acometidas, como as dos cotovelos, tornozelos e ombros. Vale destacar que a artrite reumatoide também atinge outras estruturas extra-articulares, como vasos, olhos e sistema nervoso.
→ Como tratar a artrite reumatoide?
A artrite reumatoide é uma doença que não possui cura e, portanto, o tratamento baseia-se na redução dos sintomas até se alcançar uma fase denominada de remissão. Nesse período, os sintomas não estão presentes e a pessoa vive normalmente como se nunca tivesse tido a doença.
Para tratar a artrite reumatoide, os médicos recomendam medicamentos do tipo imunossupressores, que atuam diretamente no sistema imunológico. O único problema desses medicamentos é que seu efeito é lento. Diante disso, recomendam-se analgésicos e anti-inflamatórios até que o tratamento atinja o resultado esperado.