Na escolha da profissão, é importante que o aluno identifique os cursos que são do seu interesse, os que mais lhe agradam, que vão de encontro com as coisas que gosta.
No Brasil, existem mais de duzentas profissões registradas pelo Ministério da Educação e Cultura, distribuídas em oito áreas específicas, citadas abaixo.
As profissões de organização aparecem, como o próprio nome diz, para preparar distintos campos de trabalho, através do planejamento e da direção das empresas, sendo algumas: administração, agronegócios, arquivologia, as de gestão, secretariado, turismo, dentre outras.
Tecnológicas são as profissões que operam na área das tecnologias, voltadas para a produção, com graduações e especializações próprias para esse fim, consistindo em: aeronáutica, alimentos, as engenharias, biotecnologia, algumas gestões, como produção industrial e de qualidade.
No campo das profissões culturais, que conservam os conhecimentos históricos de uma civilização, podemos destacar as de restauração de Bens Culturais e Patrimônios Históricos, educação física, jornalismo, letras e lingüística, tradução e interpretação, em meio a outras.
Temos ainda as profissões artísticas e de entretenimento, tanto voltadas para as artes como para os divertimentos, onde se destacam arquitetura e urbanismo, as artes de modo geral, comunicação, designers variados, eventos, gastronomia, fotografia, multimídia, etc.
As profissões ligadas aos recursos naturais são aquelas que pesquisam e desenvolvem técnicas de se aproveitar e conservar os recursos oferecidos pela natureza, lidando, especificamente, com a fauna, flora e os potenciais hídricos das regiões. São elas: agronomia, bioenergia, ecologia, algumas engenharias voltadas para a natureza, medicina veterinária, saneamento, zootecnia, e outras.
Existem ainda as profissões assistenciais, que dão maior apoio às pessoas e promovem seu bem-estar social, físico e psíquico. Desenvolvimento social, direito, enfermagem, estética e cosmetologia, fisioterapia, medicina, fonoaudiologia, odontologia, pedagogia, psicologia, serviço social, etc.
O contato comercial também é uma nova área profissional, onde visam convencer clientes e/ou consumidores a obterem, consumirem novos objetos ou idéias. São elas: comércio exterior, comunicação institucional, marketing, negócios imobiliários, publicidade e propaganda, relações públicas e internacionais.