O Minotauro é uma criatura da mitologia grega conhecida por ser parte ser humano, parte touro, possuindo uma grande ferocidade e se alimentando de seres humanos. Nasceu por conta de uma relação mantida por Pasífae, esposa do rei de Creta, com um touro que havia sido presenteado por Poseidon.
Saiba mais: Hércules — herói da mitologia grega filho de Zeus e Alcmena
Tópicos deste artigo
Resumo sobre Minotauro
-
O Minotauro é uma criatura da mitologia grega que possui parte da forma humana e parte da forma de um touro.
-
Nasceu como resultado de uma relação de Pasífae, esposa do rei de Creta, com um touro dado por Poseidon.
-
Era feroz e se alimentava de seres humanos, por isso foi aprisionado em um labirinto.
-
Foi morto por Teseu, herói grego que foi a Creta como parte da remessa de sacrifícios a Minotauro.
-
Seu nome de nascimento é Astério.
Quem é o Minotauro?
O Minotauro é uma criatura que está presente na mitologia grega e que é conhecido por ter o corpo humano, mas a cabeça e uma cauda de touro. Ele foi aprisionado em um labirinto construído por Ícaro e Dédalo a mando do rei de Creta, chamado Minos. Minotauro era descrito como um ser monstruoso que devorava pessoas vivas.
… 😉
Como veremos nesse texto, nasceu como resultado de um caso extraconjugal da esposa de Minos, chamada Pasífae. O mito grego menciona que Minotauro foi morto por ação de um herói ateniense chamado Teseu. Esse monstro da mitologia grega possuía um nome próprio, dado por sua mãe — seu nome era Astério.
Nascimento do Minotauro
Nos mitos gregos, a história do Minotauro se inicia com a disputa travada por Minos, Radamanto e Sarpedão pelo trono de Creta depois que o pai deles faleceu. Minos assumiu o trono após ter um pedido seu concedido por Poseidon, o que fez com que seus irmãos cedessem o trono a ele. Poseidon havia dado um belo touro para que Minos sacrificasse em homenagem ao deus dos mares.
Uma das versões fala que Poseidon fez Pasífae, esposa de Minos, se apaixonar pelo touro. Outras falam que Poseidon convenceu Afrodite a fazer com que ela se apaixonasse pelo touro. Outra versão fala que a própria Afrodite tomou a iniciativa, por se sentir desrespeitada por Pasífae. O que sabemos é que a esposa do rei Minos se apaixonou pelo touro.
Pasífae pediu que Dédalo e Ícaro, ambos artesãos, construíssem uma vaca de madeira, o mais real possível, para que ela pudesse se relacionar com o touro. Pasífae usou a vaca de madeira para enganar o touro dado por Poseidon, se escondeu dentro dela e manteve relações com o touro. Dessa relação, nasceu Minotauro.
Labirinto do Minotauro
O nome dado ao Minotauro por sua mãe foi Astério, e foi por esse nome que ele ficou conhecido em Creta. Pasífae cuidou do Minotauro durante sua infância, mas à medida que ele foi crescendo, foi demonstrando ser feroz e passou a se alimentar de seres humanos. Com isso, Minos decidiu aprisioná-lo, também como forma de esconder a prova da traição de sua esposa.
Minos ordenou que Ícaro e Dédalo construíssem um labirinto — já que eles construíram a vaca de madeira para Pasífae — para servir como casa de Minotauro. Posteriormente, Minotauro foi colocado no labirinto e era alimentado do resultado de sacrifícios de jovens belos e moças virgens que eram enviadas por Atenas para Creta, como indenização ateniense pela morte de Androgeu, filho de Minos. A morte de Androgeu foi motivada pela inveja dos atenienses, pois o filho de Minos era bom atleta.
Morte do Minotauro
Existem versões conflitantes sobre como Teseu matou Minotauro. Uma versão fala que ele matou Minotauro com as próprias mãos. Outra versão conta que ele matou o monstro com a espada de Egeu, o pai de Teseu. Já uma terceira versão conta que Minotauro foi morto por Teseu com o auxílio de uma maça de armas.