As vitaminas são nutrientes extremamente importantes para a nossa saúde e que podem ser obtidas a partir da nossa alimentação. Sem as vitaminas necessárias, nosso corpo enfrenta uma série de problemas que vão desde alterações na pele, anemia, retardo no crescimento, até problemas neurológicos. A seguir, falaremos mais a respeito da importância das vitaminas.
Tópicos deste artigo
→ Importância das vitaminas na alimentação
As vitaminas são moléculas orgânicas que são obtidas pelo nosso corpo por meio, principalmente, da alimentação. Algumas vitaminas são também produzidas em nosso corpo, como é o caso da vitamina D e K. A vitamina K é produzida por bactérias em nosso intestino, enquanto a vitamina D é produzida quando expomos nossa pele à luz solar.
… 😉
Uma alimentação saudável consegue garantir, na maioria das vezes, que todas as vitaminas estejam disponíveis para o funcionamento adequado do nosso organismo. Um fato curioso é que, diferentemente dos outros nutrientes, as vitaminas não necessitam ser ingeridas em grande quantidade.
Vale destacar que apesar da baixa necessidade diária, elas também são importantes e sua não ingestão pode levar a problemas graves de saúde. Dá-se o nome de hipovitaminose ou avitaminose a carência de vitaminas no nosso corpo.
Alguns dos problemas causados pela baixa quantidade de vitamina no corpo são:
-
Beribéri (deficiência de vitamina B1)
-
Anemia (deficiência de vitamina B6, B9, B12)
-
Problemas de visão (deficiência de vitamina A)
-
Deformações ósseas (deficiência de vitamina D)
-
Problemas de coagulação sanguínea (deficiência de vitamina K)
-
Escorbuto (deficiência de vitamina C)
Saber escolher os alimentos é fundamental para fornecer ao nosso corpo as vitaminas necessárias para o funcionamento do organismo.
Para se obter as vitaminas necessárias para o funcionamento adequado do nosso corpo, é fundamental incluir na alimentação, alimentos como frutas, legumes, verduras, grãos, ovos, carne, leite e derivados. A chave de tudo está em uma alimentação balanceada, rica em diferentes alimentos. Veja a seguir algumas vitaminas e suas fontes alimentares:
-
Vitamina A (retinol): encontrada em vegetais de cor alaranjada, hortaliças de coloração verde-escura, leite e derivados, ovos e fígado.
-
Vitamina B1 (tiamina): encontrada em carnes, vegetais folhosos, legumes, cogumelos e grãos integrais.
-
Vitamina B2 (riboflavina): encontrada em carnes, hortaliças, grãos integrais, leites e derivados.
-
Vitamina B3 (niacina): encontrada em carnes, vegetais folhosos, grãos, nozes e ovos.
-
Vitamina B5 (ácido pantotênico): encontrada em carnes, hortaliças, grãos integrais, frutas e leites e derivados.
-
Vitamina B6 (piridoxina): encontrada em carnes, hortaliças, grãos integrais e nozes.
-
Vitamina B7 (biotina): encontrada em carnes, hortaliças, legumes e ovos.
-
Vitamina B9 (ácido fólico): encontrada em hortaliças verdes, legumes, grãos integrais e nozes.
-
Vitamina B12 (cobalamina): encontrada em carnes, ovos, leites e derivados.
-
Vitamina C (ácido ascórbico): encontrada em frutas como acerola, limão, laranja, maracujá e também no brócolis.
-
Vitamina D (calciferol): encontrada em alguns peixes, leite e derivados, além de gemas de ovo. Além disso, a vitamina D pode ser produzida pelo organismo quando a pele é exposta à luz solar.
-
Vitamina E (tocoferol): encontrada em óleos vegetais, sementes, grãos integrais e nozes.
-
Vitamina K (filoquinona): encontrada em hortaliças verdes e, como citado anteriormente, é também produzida por bactérias presentes no intestino.
→ Importância das vitaminas lipossolúveis
As vitaminas lipossolúveis são aquelas que são solúveis em gordura. Essas vitaminas destacam-se por serem capazes de se acumularem no fígado e também no nosso tecido adiposo. As vitaminas A, D, E e K são vitaminas classificadas dessa forma.
Expor-se à luz solar é fundamental para aumentar os níveis de vitamina D.
Veja a seguir a importância de cada uma dessas vitaminas:
-
Vitamina A (retinol): está relacionada com a nossa visão, manutenção dos tecidos epiteliais e da nossa imunidade. Sua deficiência acarreta problemas na visão, podendo causar até mesmo cegueira, problemas na pele e queda na imunidade, o que acaba aumentando o risco de doenças.
-
Vitamina D (calciferol): é importante para garantir a absorção e utilização do cálcio e do fósforo. A deficiência dessa vitamina está relacionada com problemas de raquitismo e osteoporose. O raquitismo é um problema ósseo que causa deformidades ósseas em crianças. A osteoporose, por sua vez, deixa os ossos frágeis e mais porosos.
-
Vitamina E (tocoferol): atua como importante antioxidante. Sua falta está relacionada com o desenvolvimento de alterações no sistema nervoso.
-
Vitamina K (filoquinona): apresenta papel importante na coagulação sanguínea, portanto, sua falta afeta diretamente esse processo.
→ Importância das vitaminas hidrossolúveis
A suplementação de vitaminas pode ser recomendada em alguns casos, como para pessoas que apresentam dificuldade de absorção desses nutrientes.
Veja a seguir a importância dessas vitaminas:
-
Vitamina B1 (tiamina): apresenta importante papel na manutenção do sistema nervoso e circulatório. A deficiência dessa vitamina relaciona-se com o desenvolvimento de um problema conhecido como beribéri, o qual se caracteriza por desencadear perda de apetite, fraqueza, formigamento, falta de ar, inchaço e dor nos membros.
-
Vitamina B2 (riboflavina): apresenta importante papel na manutenção da pele, sendo sua deficiência responsável por causar lesões nesse órgão. A vitamina B2 está relacionada com a prevenção da catarata.
-
Vitamina B3 (niacina): apresenta importante papel no funcionamento do sistema imunológico e nervoso, além de ajudar a reduzir níveis de colesterol e triglicérides. Sua deficiência provoca problemas gastrointestinais, na pele e pode provocar confusão mental.
-
Vitamina B5 (ácido pantotênico): relaciona-se com a prevenção contra degeneração das cartilagens, ajuda na imunidade e formação dos glóbulos vermelhos do sangue (eritrócitos). Sua deficiência pode causar formigamentos de mãos e pés, além de fadigas.
-
Vitamina B6 (piridoxina): apresenta papel importante no sistema imunológico e nervoso, além de redução dos riscos de doença cardíaca. Sua deficiência pode desencadear anemia, convulsões e espasmos musculares.
-
Vitamina B7 (biotina): apresenta importante papel na produção de ácidos graxos, redução dos níveis de glicose no sangue. Sua deficiência pode desencadear alterações na pele e neuromusculares.
-
Vitamina B9 (ácido fólico): é uma vitamina que atua no sistema imunológico, nervoso e circulatório e também no metabolismo de ácidos nucleicos e aminoácidos. Sua deficiência está relacionada com problemas congênitos e anemia.
-
Vitamina B12 (cobalamina): está relacionada com a produção de eritrócitos, atua em células nervosas e equilíbrio hormonal. Sua ausência pode causar problemas neurológicos, anemia, perda de equilíbrio e dormências.
-
Vitamina C (ácido ascórbico): apresenta grande importância na síntese de colágeno e também funciona como antioxidante. Sua ausência pode causar escorbuto, um problema de saúde que desencadeia sintomas como fraqueza, irrigação na pele e sangramentos nas gengivas. Essa doença foi muito comum na época das Grandes Navegações.