Ofertas do dia da Amazon!

História da internet: origem, evolução, no Brasil

A história da internet teve início com a Arpanet, uma rede de troca de informações que havia sido desenvolvida para conectar instalações de pesquisas e militares com o Pentágono, nos Estados Unidos, na década de 1960. O crescimento dessa rede permitiu que seu uso se estendesse para fins privados e comerciais. A internet chegou ao Brasil somente no final da década de 1980.

A internet chegou ao Brasil, em 1988, por meio de uma conexão entre um computador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a rede da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, tornando-se pública e comercial entre 1994 e 1995. Atualmente, de acordo com a Pnad, cerca de 90% das residências brasileiras têm acesso à internet.

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a história da internet

  • A internet surgiu, na década de 1960, como uma rede (chamada Arpanet) para envio de informações entre centro de pesquisas e instalações militares e o Pentágono.

  • A primeira mensagem enviada se deu entre computadores da UCLA e da SRI, instituições universitárias dos Estados Unidos.

  • Na década de 1980, a internet expandiu seu uso para fins comerciais e privados.

  • A rede chegou ao Brasil em 1988, sendo liberada para uso privado e comercial em 1994.

  • A internet é, atualmente, o principal meio de comunicação do planeta, com mais de 5 bilhões de usuários.

  • O Dia Mundial da Internet é comemorado em 17 de maio.

  • Quando surgiu a internet?

    O surgimento da internet teve relação com a disputa tecnológica travada entre os Estados Unidos e a União Soviética durante o período da Guerra Fria. No contexto da corrida espacial, os soviéticos lançaram Sputnik — o primeiro satélite artificial — para o espaço. Esse evento fez com que o governo norte-americano desenvolvesse um projeto que resultaria na criação da internet.

    Em 1958, surgiu a Advanced Research Projects Agency (Arpa), atualmente conhecida pela sigla Darpa. Essa agência estabeleceu um programa para o desenvolvimento de um sistema que permitisse o envio de informações e dados importantes entre os centros militares e de pesquisa e o Pentágono. Além disso, pensava-se em usá-lo para proteção e defesa do país em caso de uma guerra nuclear.

    O projeto em questão realizado pela Arpa foi nomeado de Arpanet e conduzido por Robert Taylor e Lawrence Roberts, e ainda contou com estudos realizados por inúmeros outros cientistas. Na época foi usada a Wide Area Networks (WAN) como tecnologia para a transmissão dos dados.

    A Arpanet foi inaugurada em 1969, e, na época, havia apenas quatro computadores nos Estados Unidos capazes de suportar o envio de dados por essa rede. Na ocasião, a mensagem foi enviada de um computador da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), para outro computador no Instituto de Pesquisa Stanford (SRI), em Menlo Park, também na Califórnia.

    O teste inicial seria realizado com o envio da mensagem “log win”, mas o computador em Stanford não suportou a operação e travou quando recebeu a letra “g”. Um segundo teste, realizado momentos depois, teve sucesso. A partir daí, uma conexão permanente se estabeleceu entre UCLA e SRI.

    Por que a internet foi criada?

    A internet foi criada para estabelecer uma rede de informação e comunicação entre centros militares e de produção científica dos Estados Unidos. A intenção foi facilitar a troca de informações entre esses espaços e, consequentemente, consolidar um mecanismo de defesa contra os soviéticos, já que o contexto era da Guerra Fria.

    Evolução da internet

    Na década de 1970, a Arpanet era utilizada tanto por pesquisadores como por militares, e assim se estabeleceu que o e-mail (correio eletrônico) seria o principal meio de comunicação, permitindo o envio de mensagens entre usuários de maneira facilitada. Além disso, começaram a ser criados aplicativos para serem usados nos computadores ligados à Arpanet.

    A tecnologia utilizada para isso foi o protocolo de comunicação chamado Network Control Protocol (NPC). À medida que a Arpanet passou a ser mais utilizada, surgiu a necessidade de padronização dos protocolos de comunicação, e daí criou-se o Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP), implantado em 1983. Essa tecnologia de comunicação é responsável por ler a informação e transmiti-la para o outro usuário.

    Internet nos dias de hoje

    A criação da NSFNET fez com que a Arpanet fosse descontinuada em 1990. Os avanços tecnológicos permitiram, em 1989, a criação do World Wide Web (WWW), um sistema de distribuição de documentos e informação. Dois anos depois de sua criação, esse sistema passou a ser utilizado pelo público em geral, fazendo com que, no final do século XX, já existissem milhares de sites.


  • Quando a internet se popularizou?

  • O termo internet se popularizou na década de 1990, mas sua utilização remonta à década de 1970. À medida que seu uso aumentava, ampliou-se a capacidade de acesso e velocidade da rede, e os cabos óticos foram fundamentais para isso. Além disso, diversas empresas surgiram para oferecer serviços de conexão regionalizados.

    A criação do WWW permitiu que a internet fosse muito usada para fins privados e comerciais, possibilitando que, na década de 1990, um grande boom no número de usuários acontecesse. Isso fez com que a internet se tornasse cada vez mais fundamental na vida das pessoas, e elas começaram a se comunicar por e-mail, a se informar por meio de jornais digitais, a movimentar dinheiro em contas bancárias, a comprar mercadorias etc.

    Em 1997, foi criada a Google, empresa que se estabeleceu como mecanismo de busca, mas que se transformou em uma gigante da internet, sendo o buscador mais utilizado do mundo e se tornando dona de uma série de serviços digitais.

    No século XXI, surgiram os smartphones, celulares com acesso à internet e aplicativos, que permitiram que inúmeros serviços pudessem ser realizados por esses aparelhos. Outra inovação foram as redes sociais, espaços onde os usuários possuem um perfil, pelo qual compartilham suas opiniões sobre assuntos diversos, postam fotos próprias, dos outros e de qualquer coisa, conectam-se com outros amigos, estabelecem locais para conversas e debates etc.

    A internet tornou-se o principal meio de comunicação humano, e, em 2022, havia mais de cinco bilhões de usuários espalhados pelo planeta. Ainda assim, mais de 2,5 bilhões de pessoas ainda não têm acesso a ela.

    Internet no Brasil

    A internet chegou ao Brasil em 1988. Isso se deu por meio de uma conexão estabelecida entre um computador do Laboratório Nacional de Computação Científica, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a rede da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

    Ainda em 1988, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) também estabeleceu uma conexão com a internet. Com isso, fundou-se o Alternex, um provedor que permitiu que centros de pesquisa e universidades pudessem ter um acesso regular à internet. Seu surgimento também se deu em 1988.

    Em 1989, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) criou a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), com o objetivo de implementar uma infraestrutura de internet pelo país. Até 1995, a atuação da RNP esteve restrita à comunidade brasileira escolar e de pesquisa.

    Em 1992, a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro, conhecida como Eco-92 ou Rio-92, tornou-se o primeiro evento no Brasil com conexão à internet. 

    Em 20 de dezembro de 1994, a Embratel lançou um serviço experimental de internet comercial com a participação de 5 mil pessoas. O projeto não durou por muito tempo, já que a Embratel perdeu o direito exclusivo de executar esse tipo de serviço devido à decisão do ministro das Comunicações da época, Sérgio Motta.

    A internet no Brasil só foi disponibilizada para o público e para fins comerciais entre 1994 e 1995. A estrutura da RNP deixou de ser restrita à comunidade acadêmica e passou a ser utilizada para demandas comerciais.

    Em 1995, surgiu o Canal Vip, o primeiro domínio comercial registrado no país. Nesse período, sites de notícias, bancos, empresas e bandas como Barão Vermelho já lançaram seus websites. Ao final desse ano, cerca de 120 mil pessoas já estavam conectadas à internet no Brasil. 

    O Comitê Gestor da Internet (CGI) foi criado em 1995 para debater sobre segurança e desenvolvimento da internet. O CGI conta com representantes da sociedade, empresas e academia e atua na promoção de estudos e recomendações acerca de segurança na internet.

    Em 1996, foi inaugurado o site do Jornal do Brasil, o primeiro jornal a ser veiculado na internet no país. Em seguida, os grupos UOL e Terra lançaram seus websites.

    Gilberto Gil foi um dos artistas brasileiros pioneiros no lançamento de músicas na web com a canção “Pela internet”.

    O resultado das eleições de 1997 foi o primeiro a ser divulgado pela internet no país. Nesse ano, a Receita Federal começou a receber declarações do imposto de renda pela internet.

    O Orkut foi lançado em 2004 e o Brasil se tornou um dos países com mais inscritos na rede social da Google. Nesse mesmo ano, a Vivo foi pioneira na conexão móvel com o lançamento de seu 3G.

    De acordo com o Ibope, em 2005, 11 milhões de pessoas tinham acesso à internet em suas casas e o tempo de consumo semanal era de 15 horas e 14 minutos.


  • Consumo de internet no Brasil

  • De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2021, 90% de todas as residências brasileiras tinham acesso à internet.

    O estudo apresenta o seguinte panorama do consumo de internet no Brasil:

  • 155,7 milhões de usuários têm acesso à internet no Brasil;

  • 74,7% das residências localizadas na zona rural tinham acesso à internet em 2021;

  • 95,7% das pessoas utilizam a internet para conversar por chamada de voz ou vídeo.

  • Quanto ao uso das redes sociais, o Brasil tem se destacado no cenário internacional. Levantamento da Comscore aponta que o país é o terceiro no mundo que mais consome redes sociais. Em números, são 131,5 milhões de pessoas nessas plataformas por aqui.

    Dia da Internet

    Em 2007, a ONU definiu o dia 17 de maio como o Dia Mundial da Internet. A data foi criada para reforçar o papel da internet na sociedade. Nesse dia também são enfatizadas questões como o combate à exclusão digital e o acesso universal à internet. Com isso, a data se torna uma oportunidade de reflexão sobre os avanços e desafios relacionados à internet.

    Fontes

    AGÊNCIA BRASIL. Como era a internet no Brasil antes da comercialização. Disponível em:

    ANES, Franciso. Origem da internet: saiba como tudo começou. Disponível em:

    CARVALHO, Juliano Maurtício et. al. A política de implantação da Internet no Brasil. Disponível em:

    DOCUSIGN. Descubra aqui qual é a história por trás da criação da internet. Disponível em:

    HOSTGATOR. História da internet: um giro pelos primeiros passos até o metaverso. Disponível em:

    LINS, Bernardo Felipe Estellita. A evolução da internet: uma perspectiva histórica. Artigos & Ensaios. Disponível em:

    NAÇÕES UNIDAS. Crescimento da internet desacelera e 2,7 bilhões ficam fora da rede. Disponível em:

    OLIVEIRA, Maria Engel de Oliveira. Orkut: o impacto da realidade da infidelidade virtual. Disponível em:

    PACETE, Luiz Gustavo. Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais em todo o mundo. Forbes, 9 mar. 2023. Disponível em:

    PAREDES, Arthur. Conheça a história da internet desde sua primeira conexão até hoje. Disponível em:

    ROCK CONTENT. Conheça a história da internet, sua finalidade e qual o cenário atual. Disponível em:

    TECMUNDO. A história da Internet no Brasil. Youtube,1. mai. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k_inQhpKprg. 

    Postar um comentário

    Postagem Anterior Próxima Postagem