Encceja: tire suas dúvidas sobre o exame

O que é o Encceja? Quem pode participar? Como são as provas? Quando é emitido o certificado do Encceja? Estas são as principais dúvidas dos estudantes em relação ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A aplicação do Encceja é coordenada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC. Segundo o Instituto, o Encceja tem vários objetivos, sendo um deles possibilitar ao estudante que ele continue sua formação e se insira no mundo do trabalho.

Tópicos deste artigo

Tire suas dúvidas sobre o Encceja

1) Quem pode participar do Encceja?

O Encceja se divide em ensino fundamental e ensino médio. Cada nível de certificação tem uma idade mínima para que o candidato possa participar. Confira:

2) Como fazer a inscrição no Encceja?

O cadastro é gratuito e feito exclusivamente pela internet, no site do Encceja.

É necessário informar CPF e documento de identidade para a realizar a inscrição no Encceja. É importante preencher sempre com dados atualizados (telefone, e-mail) para que o Inep entre em contato caso seja necessário. 

No sistema, o candidato seleciona quais as provas em que irá se inscrever e participar. Se for a primeira vez no Encceja, é necessário selecionar todas as opções listadas. Caso, o estudante tenha feito uma edição anterior e tenha reprovado nas provas de Matemática e Ciências Humanas, por exemplo, ele seleciona apenas essas opções, pois são as provas que ele precisa de habilitação.

3) Quando são realizadas as provas do Encceja?

Normalmente, as provas do Encceja são realizadas no mês de agosto. O exame é aplicado nos dois turnos, sendo das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.

4) Onde são realizadas as provas do Encceja?

5) Como são as provas do Encceja?

As provas são compostas por questões objetivas sobre as diferentes áreas do conhecimento (ou disciplinas) e uma redação. 

As disciplinas mudam de acordo com o nível de ensino (fundamental ou médio) e as provas são distribuídas pelos dois turnos. Veja a divisão:

ENSINO FUNDAMENTAL





MATUTINOCiências Naturais e Matemática 60 QUESTÕES (30 cada)
VESPERTINOLíngua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia

60 QUESTÕES (30 cada)

 

ENSINO MÉDIO





MATUTINOCiências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias60 QUESTÕES (30 cada)
VESPERTINORedação; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias60 QUESTÕES (30 cada)

 

… 😉

6) Como é a redação do Encceja?

O Encceja cobra temas variados na redação. Já caíram, por exemplo, assuntos voltados a trabalho, aos idosos, à tecnologia e outros.

Veja os temas que já caíram na redação do Encceja

7) Como pegar o diploma do Encceja?

O certificado do Encceja (ou declaração de proficiência) deverá ser solicitado nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep. O candidato terá que comparecer ao local e informar número de inscrição no exame e apresentar os documentos pessoais. 

8) O que cai no Encceja?

Caem no Encceja os conteúdos das quatro áreas de conhecimento do Ensino Fundamental ou do Ensino Superior, ou seja, conforme o nível de ensino que o candidato será avaliado. É importante destacar que cada uma dessas áreas de conhecimento conta com uma competência regular.

Deve-se estudar para as prova do Encceja os conteúdos que constam nos materiais de estudo publicados pelo Inep. 

9) Onde acessar as provas anteriores do Encceja?

As provas anteriores do Encceja podem ser consultadas nesta página.   

Vídeo sobre o Encceja

Fique por dentro de como funciona o Encceja no vídeo abaixo:

Estude para o Encceja no

No , você encontra conteúdos de todas as disciplinas ministradas no Ensino Médio. Uma das formas de estudar para o Encceja é ler artigos de temas específicos de cada uma das matérias. Os textos são elaborados por professores.

Outra forma de estudar para o Encceja no é enviar a sua redação para o Banco de Redações. Todos os meses há um tema específico. O texto é enviado pela internet e corrigido de forma gratuita.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem