Brasileiros que moram em outros países e não concluíram os ensinos fundamental ou médio nas idades regulares podem obter a certificação oficial por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior) 2018.
Tópicos deste artigo
Quando abrem as inscrições para o Encceja Exterior 2018?
As inscrições para o Encceja Exterior 2018 foram abertas em 25 de junho e serão recebidas até 9 de julho, gratuitamente, somente pela internet. A organização é uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o Ministério das Relações Exteriores.
Datas do Encceja Exterior 2018
Inscrições: 25 de junho a 9 de julho
Provas Encceja Exterior normal: 16 de setembro
Provas Encceja Exterior Privados de Liberdade: 17 a 28 de setembro
Quem pode participar do Encceja Exterior?
O Encceja Exterior 2018 para o ensino fundamental é destinado aos brasileiros com 15 anos ou mais que moram em outro país e não concluíram o ensino fundamental.
Já o Encceja Exterior 2018 para o ensino médio é voltado para os brasileiros que tenham 18 anos ou mais e não concluíram o terceiro ano regularmente e estão morando em outro país.
Como se inscrever no Encceja Exterior?
As inscrições para o Encceja Exterior 2018 serão feitas pela internet. O participante que se encaixar nos critérios do Encceja deverá informar o número do CPF próprio e o número do passaporte.
Os brasileiros que precisarem de atendimento especial deverão informar tal dado na inscrição. É necessário ter os documentos comprobatórios. O atendimento se divide em especializado (necessidade de prova ampliada ou superampliada, sala acessível para pessoas com deficiência e outros) e específico (gestantes, lactantes e idosos).
Onde será o Encceja Exterior 2018?
O Encceja Exterior 2018 traz três novas localidades em sua aplicação: Roma e Barcelona, para a comunidade em geral, enquanto Istambul receberá pela primeira vez as provas para os privados de liberdade. Confira abaixo os países que recebem o exame:
… 😉
Encceja Exterior 2018
- Bélgica: Bruxelas
- Espanha: Madri e Barcelona
- Estados Unidos: Boston, Nova Iorque e Miami
- França: Paris
- Guiana Francesa: Caiena
- Holanda: Roterdã
- Itália: Roma
- Japão: Tóquio, Nagoia, Hamamatsu
- Portugal: Lisboa
- Suriname: Paramaribo
Encceja Exterior PPL 2018
- Guiana Francesa: Caiena
- Japão: Tóquio
- Turquia: Istambul
Quando e como será o Encceja Exterior?
As provas do Encceja Exterior 2018 para a comunidade em geral serão aplicadas em 16 de setembro. Já os PPL terão o exame entre os dias 17 e 28 seguintes.
Cada nível do Encceja tem quatro provas objetivas, sendo cada uma delas composta por 30 questões objetivas. Além disso, todos participam da redação.
- Ciências Naturais
- Matemática
=> Tarde (14h às 19h – horário local)
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação
- História e Geografia
Ensino Médio
=> Manhã (8h às 12h – horário local)
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
=> Tarde (14h às 19h – horário local):
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação
- Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Como estudar para o Encceja?
O Inep disponibiliza no site do Encceja o material para os participantes estudarem para as provas. O material é gratuito e baseado na Matriz de Competências e Habilidades estabelecidas pela Lei que rege os ensinos fundamental e médio no Brasil. Os participantes também podem acessar provas anteriores para conhecer o Encceja.
Como saber se passei no Encceja?
Para obter a aprovação no Encceja Exterior 2018, o participante precisa conseguir pelo menos 100 pontos em cada área do exame e nota mínima de cinco pontos na redação.
O participante que não tiver toda pontuação, mas conseguir a nota em uma ou mais áreas, pode pedir a declaração de proficiência e excluir essa(s) área(s) no próximo Encceja.
O certificado de conclusão e a declaração de proficiência do Encceja Exterior 2018 serão emitidos pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), no Distrito Federal, e pelo Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.