A coluna vertebral é uma estrutura firme, mas flexível, formada por uma série de ossos articulados denominados de vértebras. Essa estrutura constitui o eixo central do corpo humano e dá sustentação aos membros e à cabeça, além de proteger nossa medula espinhal.
As dores na coluna ocorrem normalmente em consequência de má postura, sedentarismo, atividades físicas realizadas de maneira incorreta, pequenos traumas, rotina estafante, falta de alongamento e obesidade. Todas essas causas poderiam ser evitadas por meio de hábitos de vida saudáveis.
É importante destacar que a má postura, principal causa das dores nas costas, pode levar a desvios na coluna, tais como hipercifose, hiperlordose e escoliose. A hipercifose caracteriza-se pela curvatura anormal da coluna na região torácica. Já a hiperlordose ocorre em razão do aumento anormal da curvatura da coluna na região lombar ou cervical. A escoliose, por sua vez, provoca uma curvatura lateral na coluna vertebral.
Para evitar as dores na coluna, algumas medidas básicas devem ser tomadas, principalmente no que diz respeito às nossas atividades diárias. Veja a seguir algumas dicas para evitar e diminuir as dores de coluna:
→ Ao andar, tome cuidado com a postura. Para adotar uma postura correta, jogue seu ombro para trás e contraia a barriga.
… 😉
→ Evite dormir de bruços e, sempre que possível, opte por deitar de lado com as pernas levemente dobradas. Essa última posição permite um melhor alinhamento da coluna.
→ Ao levantar-se, também fique atento à postura. O correto é ficar de lado, colocar as pernas para fora da cama e sentar-se.
→ Compre um colchão confortável e ideal para o seu peso. Cuidado especial também deve ser dado ao travesseiro, que deve permitir que a coluna fique alinhada. O travesseiro ideal é aquele que preenche o vão deixado entre a cabeça e o ombro.
→ Ao limpar a casa, lembre-se de manter a coluna ereta.
→ Para pegar um objeto no chão, desça até o objeto dobrando os joelhos.
→ Sempre que levantar peso, lembre-se de manter as costas estendidas.
→ Ao carregar mochilas, coloque uma alça em cada ombro. Se a bolsa é do tipo que se carrega de lado, lembre-se de alternar sua posição. Cuidado especial também deve ser dado ao peso das bolsas e mochilas.
→ Evite saltos muito altos.
→ Realize alongamentos para aliviar as tensões sempre que permanecer por muito tempo em uma mesma posição e antes e depois de realizar exercícios.