Certificado do Encceja onde e como conseguir o diploma

Você fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e foi aprovado (a). Agora, chega o momento de pedir o diploma do ensino fundamental ou médio. Você sabe como conseguir o certificado do Encceja?

Tópicos deste artigo

Quem emite o certificado do Encceja?

O Certificado de Conclusão pelo Encceja é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Inep. A lista das instituições certificadoras do Encceja vem como anexo no próprio edital do Exame.

No caso das secretarias, é feita a emissão de diplomas e declarações parciais de proficiência para os ensinos fundamental e médio, já os institutos são emissores apenas para o ensino médio. 

O Inep não tem responsabilidade na emissão do certificado, apenas repassa as notas das provas para que secretarias estaduais e institutos federais possam emitir o documento. 

Como e onde solicitar o diploma do Encceja?

Após a divulgação do resultado do Encceja, o participante pode procurar as secretarias estaduais de educação ou os institutos federais. É importante levar o documento de identificação com foto e número de inscrição no Encceja para que a pontuação seja localizada pelos emissores dos certificados e declarações de proficiência. 

… 😉

Não são todos os institutos federais que emitem a certificação pelo Encceja, por isso, é importante acessar as páginas oficiais dos IFs para saber quais recebem os pedidos dos diplomas e das declarações de proficiência. 

Como usar o diploma do Encceja? 

O certificado do Encceja tem a mesma validade que o diploma emitido pelas escolas de ensino regular (fundamental ou médio), assim como Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

– entrar em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU);

– tentar bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni);

– financiar as mensalidades pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Também é possível usar o certificado do Encceja para comprovar a escolaridade exigida em concursos públicos e processos seletivos simplificados. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem