Beijar muitas pessoas em uma noite é um comportamento facilmente observado entre os jovens. Apesar de parecer um ato inofensivo, o beijo expõe-nos a uma série de problemas, alguns extremamente sérios. Durante a troca de saliva, ocorre a transmissão de vírus e bactérias, por exemplo, que podem ser patogênicos. A seguir listaremos cinco doenças que podem ser transmitidas pelo beijo:
→ Herpes labial
A cárie é um problema de saúde de múltiplas causas que desencadeia a desmineralização da estrutura dos dentes. Muitas bactérias estão associadas ao problema e podem ser transmitidas pelo contato no momento do beijo. Para evitar a cárie, a saúde bucal é essencial.
→ Mononucleose
A mononucleose, também chamada de “doença do beijo”, é causada por um vírus denominado de Epstein-Barr, que é principalmente transmitido pelo beijo. O quadro clínico dessa doença é marcado por febre alta, faringite e linfadenomegalia (aumento dos linfonodos). Podem ocorrer ainda dores abdominais, esplenomegalia, hepatomegalia, vômitos e tosse. Em casos graves, a doença pode causar a morte do paciente.
→ Meningite
… 😉
A meningite é uma doença grave caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso. Essa doença pode ter causas variadas, como lesões, medicamentos, cânceres e infecções por bactérias, vírus e fungos. Como no momento do beijo ocorre a troca de saliva, esta pode contar organismos capazes de desencadear a doença, como a bactéria Neisseria meningitidis.
→ Sífilis