Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Psitaciformes
Família Psittacidae
Gênero Amazona
Espécie Amazona aestiva
Quanto à reprodução, este período tem duração de cinco meses, resultando, geralmente, em quatro ovos por estação. Eles são depositados em troncos ocos ou buracos de barrancos, e chocados por tempo um pouco menor que trinta dias. Os filhotes saem do ninho aproximadamente 60 dias após seu nascimento, e tornam-se independentes. A maturidade sexual é atingida geralmente aos cinco anos de idade.
… 😉
Um único papagaio-verdadeiro pode viver em torno de 80 anos, acompanhado do seu par. Assim, podemos dizer que são monogâmicos. O casal costuma ficar mais isolado durante o dia, juntando-se ao seu bando ao fim do dia.
Os maiores predadores do papagaio-verdadeiro são aves de rapina e carnívoros. No caso de seus ovos e filhotes, tucanos e serpentes podem ser acrescentados à lista. A estratégia principal da A. aestiva para se defender de seus predadores é permanecer imóvel e silenciosa.
Como é receptiva, inteligente e possui exímia capacidade de imitar sons humanos, a procura pela A. aestiva é consideravelmente grande. No entanto, em muitos casos, a ave é adquirida pelo mercado paralelo, fato esse que propicia o manejo insustentável, práticas de maus-tratos a esses animais e, não raramente, exploração de mão de obra humana. Graças a essa atividade ilegal, e à destruição de seu habitat, o papagaio-verdadeiro está em risco de extinção em algumas regiões do país. Em outras, essa espécie tornou-se bastante numerosa, em razão da fuga de indivíduos de cativeiro.