Jacaré (Família Alligatoridae)

Reino Animalia

Filo Chordata

Classe Reptilia

Ordem Crocodylia

Família Alligatoridae

Os Alligatoridae são divididos em quatro gêneros, apresentando, ao total, oito espécies.

GÊNERO ALLIGATOR:

Aligátor (Alligator mississippiensis). Nativo dos Estados Unidos. Status de conservação: fora de risco.

Aligátor da China (Alligator sinensis). Nativo da China. Status de conservação: criticamente em perigo.

GÊNERO CAIMAN:

Jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris). Nativo da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Status de conservação: risco mínimo.

… 😉

Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare). Nativo da Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai. Status de conservação: risco mínimo.

GÊNERO MELANOSUCHUS:

GÊNERO PALEOSUCHUS:

Jacaré-anão (Paleosuchus palpebrosus). Nativo da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. Status de conservação: risco mínimo.

Jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus). Nativo da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Status de conservação: risco mínimo.

Curiosidade:

O jacaré-açu é considerado o maior jacaré de nosso país, com capacidade de alcançar os cinco metros de comprimento. Ele foi bastante caçado nas décadas de 50 e 60, visando a utilização de seu couro para a confecção de bolsas e sapatos de luxo. Esta ação foi facilitada pelo temperamento deste animal, mais pacífico, se comparado a outras espécies.

Além da caça, visando o couro e a carne desses animais, outro fator significativo quanto à capacidade de comprometer populações de jacarés é a poluição das águas e seus arredores.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem