Ofertas do dia da Amazon!

Jacaré (Família Alligatoridae)

Reino Animalia

Filo Chordata

Classe Reptilia

Ordem Crocodylia

Família Alligatoridae

Os Alligatoridae são divididos em quatro gêneros, apresentando, ao total, oito espécies.

GÊNERO ALLIGATOR:

Aligátor (Alligator mississippiensis). Nativo dos Estados Unidos. Status de conservação: fora de risco.

Aligátor da China (Alligator sinensis). Nativo da China. Status de conservação: criticamente em perigo.

GÊNERO CAIMAN:

Jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris). Nativo da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Status de conservação: risco mínimo.

… 😉

Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare). Nativo da Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai. Status de conservação: risco mínimo.

GÊNERO MELANOSUCHUS:

GÊNERO PALEOSUCHUS:

Jacaré-anão (Paleosuchus palpebrosus). Nativo da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. Status de conservação: risco mínimo.

Jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus). Nativo da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Status de conservação: risco mínimo.

Curiosidade:

O jacaré-açu é considerado o maior jacaré de nosso país, com capacidade de alcançar os cinco metros de comprimento. Ele foi bastante caçado nas décadas de 50 e 60, visando a utilização de seu couro para a confecção de bolsas e sapatos de luxo. Esta ação foi facilitada pelo temperamento deste animal, mais pacífico, se comparado a outras espécies.

Além da caça, visando o couro e a carne desses animais, outro fator significativo quanto à capacidade de comprometer populações de jacarés é a poluição das águas e seus arredores.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem