Animais onívoros (do latim omni, que significa tudo) são animais que se alimentam tanto de plantas ou algas como de outros animais. Os seres humanos são exemplos de animais onívoros, uma vez que nossa alimentação inclui itens de origem animal e vegetal.
Leia também: Cadeia e teia alimentar
Tópicos deste artigo
Adaptações evolutivas ao hábito onívoro
Quando analisamos os dentes de vertebrados herbívoros, verificamos molares e pré-molares desenvolvidos, o que ajuda na trituração dos alimentos. Em alguns herbívoros, os caninos não estão presentes e, em outras espécies, os incisivos e caninos estão modificados de modo a garantir que esse animal seja capaz de abocanhar alimentos de origem vegetal.
Os carnívoros geralmente apresentam incisivos e caninos desenvolvidos, que são essenciais para captura e morte de suas presas. Nos animais onívoros, por sua vez, temos uma espécie de combinação dessas dentições, sendo possível observar:
-
incisivos, que garantem a mordida;
-
caninos, que ajudam a rasgar o alimento;
-
molares e pré-molares, que ajudam na trituração.
O tamanho do trato digestório também se diferencia nas diferentes espécies de animais vertebrados. De maneira geral, o sistema digestório de herbívoros e onívoros apresenta-se mais longo do que o de carnívoros. Isso se deve à dificuldade de digerir os produtos de origem vegetal, que necessitam de um tempo maior de digestão, o que é garantido por um trato digestório longo.
Não podemos nos esquecer também de que invertebrados também podem apresentar hábitos onívoros. Os insetos com esse tipo de alimentação, por exemplo, apresentam peças bucais do tipo mordedor e mastigador.
… 😉
Qual a posição dos onívoros em uma teia alimentar?
Os animais onívoros podem ocupar diferentes posições quando analisamos uma teia alimentar. Isso se deve ao fato de que eles apresentam uma alimentação que inclui diferentes alimentos. Ao se alimentar de plantas ou algas, por exemplo, os animais onívoros comportam-se como consumidores primários, pois estão ingerindo organismos produtores. Ao se alimentarem de herbívoros, eles se comportam como consumidores secundários por se alimentarem de consumidores primários. Eles podem ainda se alimentar de consumidores secundários e serem classificados como consumidores terciários e assim por diante.
Percebemos, portanto, que, diferentemente das plantas e algas, que atuam sempre como produtores, e herbívoros, que se comportam como consumidores primários, os animais onívoros podem ocupar diferentes posições por apresentarem um hábito alimentar mais diversificado. Desse modo, devemos observar o que aquele animal está ingerindo para afirmar com certeza qual a sua posição na cadeia alimentar.
Leia também: Organismos autotróficos e heterotróficos
Exemplos de animais onívoros
Quando falamos em animais onívoros, logo nos lembramos dos seres humanos. Nossa dieta inclui alimentos de origem animal, como a carne de vaca e porco, e alimentos de origem vegetal, como verduras, legumes e frutas. Tanto os alimentos de origem animal quanto os de origem vegetal fornecem nutrientes que garantem o nosso desenvolvimento. Sendo assim, a exclusão de um desses grupos pode causar prejuízos caso seja feita sem acompanhamento. Outro animal que se destaca pela dieta onívora é o lobo-guará, que se alimenta de artrópodes, pequenos vertebrados e frutos, como a lobeira. Como exemplo de invertebrados, podemos citar as baratas, que se alimentam de praticamente qualquer alimento.
Além dos animais já citados, são outros exemplos de animais onívoros:
-
avestruz;
-
bagre;
-
corvo;
-
grilo;
-
jabuti;
-
lambari;
-
porco;
-
rato;
-
urso.