O Marrocos é um país localizado no Norte da África. Historicamente, foi habitado por diversas populações árabes e berberes, e ainda colonizado por franceses e espanhóis. Atualmente, o Marrocos é um dos principais atores geopolíticos da África, além de ser uma das economias mais desenvolvidas desse continente.
Esse país possui grande destaque na produção de bens agrícolas e minerais. A sua população desfruta de um bom padrão de vida. A cultura local é muito rica e diversificada. Em termos geográficos, destaca-se no Marrocos o deserto do Saara e as formações montanhosas do Rife e do Atlas.
Leia também: Quais são os países da África?
Tópicos deste artigo
Resumo sobre o Marrocos
-
O Marrocos é uma nação norte-africana que teve seu território colonizado por espanhóis e franceses.
-
O país é uma das principais economias da África, com destaque para a produção de bens agrícolas e minerais.
-
A geografia marroquina é marcada pela dualidade de clima e vegetação, dos tipos desértico e mediterrâneo.
-
As maiores cidades em termos absolutos de população do Marrocos são: Casablanca, Rabat, Tânger e Fez.
-
O Marrocos conta com uma infraestrutura sólida, especialmente de transportes e comunicações, que é uma das principais do continente africano.
-
São aspectos culturais típicos do Marrocos: o funcionamento de curtumes, a produção de joias, os mercados de rua e a escrita cúfica.
Dados gerais sobre o Marrocos
-
Nome oficial: Reino de Marrocos.
-
Gentílico: marroquino.
-
Extensão territorial: 446.550 quilômetros quadrados.
-
Localização: Norte da África.
-
Capital: Rabat.
-
Clima: desértico e mediterrâneo.
-
Governo: monarquia constitucional.
-
Idiomas: árabe e berbere.
-
Religiões: 99% — islamismo, 1% — outras.
-
População: 37.340.000 habitantes.
-
Densidade demográfica: 73 habitantes/quilômetro quadrado.
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,683 (médio).
-
Moeda: dirrã marroquino.
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 132,7 bilhões.
-
PIB per capita: US$ 3.496.
-
Gini: 35,7%.
-
Fuso horário: UTC+1.
-
Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU), Liga Árabe.
-
Divisão administrativa: 16 regiões, sendo elas:
Chaouia-Ouardigha
|
Mequinez-Tafilete
|
Doukkala-Abda
|
Oriental
|
El Aiune–Bojador–Saguia el Hamra
|
Oued Ed-Dahab-Lagouira
|
Fez-Boulemane
|
Rabat-Salé-Zemmour-Zaer
|
Gharb-Chrarda-Beni Hssen
|
Souss-Massa-Drâa
|
Grande Casablanca
|
Tédula-Azilal
|
Guelmim-Es Semara
|
Tânger-Tetuão
|
Marraquexe-Tensift-Al Haouz
|
Taza-Al Hoceima-Taounate
|
História do Marrocos
O território do Marrocos era habitado por populações tradicionais berberes e árabes ao longo de muitos séculos, sendo que uma das primeiras ocupações estrangeiras no país foi empreendida pelos romanos. A partir de então, o Marrocos passou por diversas ocupações, com destaque para o período de exploração do continente africano pelas nações europeias.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Etimologia de Marrocos
Geografia do Marrocos
O Marrocos é um país situado na África, mais precisamente na África do Norte, em uma zona geográfica conhecida como Magrebe. O território marroquino é banhado pelo oceano Atlântico e pelo mar Mediterrâneo, e faz fronteira, ainda, com o Saara Ocidental, a Espanha e a Argélia.
O relevo do Marrocos é muito montanhoso, com destaque para as formações geomorfológicas do Rife e do Atlas. Além disso, o país conta com algumas planícies litorâneas e também vastas zonas desérticas, que possuem muitas dunas. Em termos climáticos e vegetacionais, o Marrocos tem uma dualidade geográfica muito clara, com clima e vegetação mediterrâneas no litoral e clima e vegetação desérticas no interior do país.
Mapa do Marrocos
Demografia do Marrocos
O Marrocos é um país relativamente populoso e povoado. A sua população atual é de cerca de 38 milhões de habitantes. As maiores cidades marroquinas em população são: Casablanca, Rabat, Tânger e Fez.
O país possui um índice de crescimento populacional positivo, impulsionado especialmente pela alta taxa de natalidade, contando ainda com um indicador de elevada taxa de longevidade. A população marroquina desfruta de um bom padrão de vida, especialmente quando comparado aos demais países africanos.
Leia também: Países mais populosos do mundo
Economia do Marrocos
Infraestrutura do Marrocos
Governo do Marrocos
O Marrocos é uma monarquia constitucional, sendo que a principal figura de governo do país é o rei, que exerce o cargo de chefe de governo. Além disso, há no Marrocos uma Câmara de Representantes, que funciona como um Parlamento eleito democraticamente pela população. Assim, esse órgão é o responsável por representar a população do país. O Marrocos, apesar de uma monarquia orientada para a religião islâmica, possui certas liberdades em termos de política e cultura, especialmente quando comparado com outros países islâmicos.
Leia também: Tunísia — outro país africano de tradição islâmica
Cultura do Marrocos
O Marrocos possui uma cultura muito rica e diversificada, de forte representatividade dos povos árabes e berberes, contendo também muitas influências europeias. São aspectos culturais típicos do país o funcionamento de curtumes, a produção de joias, os mercados de rua e a escrita cúfica. Os marroquinos também compartilham hábitos culturais de outras populações islâmicas, como o apreço pelos camelos, a religiosidade exacerbada e a adoção de práticas sociais mais conservadoras. Em termos culinários, a população marroquina consome muito chá, frutas e grãos. Já no esporte, ressalta-se a prática do futebol de campo.
Curiosidades do Marrocos
-
O território marroquino abriga nove localidades que são classificadas como patrimônios mundiais da Unesco.
-
O símbolo do amor no Marrocos, ao contrário de grande parte do mundo ocidental, não é o coração, mas sim o fígado.
-
A população marroquina é uma das maiores consumidoras de chá de todo o mundo, com destaque para o chá de hortelã.
-
A profissão de encantador de serpentes é uma das mais típicas do Marrocos e é frequentemente praticada nos mercados locais.