A Irlanda é um país do norte da Europa, situado na ilha de mesmo nome. Faz fronteira terrestre somente com a Irlanda do Norte e, portanto, com uma pequena parcela do Reino Unido. Cercado pelas águas do Atlântico Norte, o território irlandês apresenta clima temperado oceânico e um relevo formado por extensas áreas planas e algumas montanhas.
A Irlanda conta hoje com mais de 4,9 milhões de habitantes, 1,2 milhão concentrado na capital, Dublin. Trata-se de um dos países mais desenvolvidos do mundo, com economia centrada no setor de serviços e elevado padrão de vida.
Saiba mais: Países da Europa — ao todo são 50 países e alguns territórios dependentes
Tópicos deste artigo
Resumo sobre Irlanda
-
A Irlanda é um país europeu localizado na região norte do continente. Tem como capital a cidade de Dublin.
-
Divide a ilha da Irlanda com a Irlanda do Norte, único território com que faz fronteira.
-
É banhada pelo Atlântico Norte e se separa da Grã-Bretanha pelo mar da Irlanda.
-
O clima predominante no país é o temperado oceânico, e seu relevo é formado principalmente por planícies.
-
Vivem no país 4.938.000 habitantes. Sua maior cidade é Dublin, que concentra 1,2 milhão de pessoas.
-
É um dos países mais desenvolvidos do mundo. Seu PIB per capita é elevado e a sua população desfruta de elevada qualidade de vida.
-
A economia irlandesa gira em torno do setor terciário e de uma indústria moderna e diversificada.
Dados gerais da Irlanda
-
Nome oficial: Irlanda
-
Gentílico: irlandês
-
Extensão territorial: 69.797 km²
-
Localização: norte da Europa
-
Capital: Dublin
-
Clima: temperado oceânico
-
Governo: república parlamentarista
-
Divisão administrativa: 28 condados e três cidades
-
Idioma: inglês e irlandês
-
Religiões:
-
catolicismo (romano): 78,3%;
-
igreja da Irlanda: 2,7%;
-
ortodoxa: 1,3%
-
islamismo: 1,3%;
-
outras religiões cristãs: 1,6%;
-
nenhuma e sem resposta: 12,4%.
-
-
População: 4.938.000 habitantes
-
Densidade demográfica: 71,7 hab./km²
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,955
-
Moeda: euro
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 516,25 bilhões
-
PIB per capita: US$ 102.900
-
Gini: 0,328
-
Fuso horário: GMT +1
-
Relações exteriores:
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
História da Irlanda
A ilha onde se situa a Irlanda começou a ser habitada por volta do ano 8 mil a.C. Os celtas, que estabeleceram os principais pilares da cultura irlandesa, entretanto, chegaram àquela região entre 600 a.C. e 500 a.C. A civilização celta se desenvolveu na região, e muitas de suas influências são percebidas hoje na paisagem física, na religião e na língua falada no país. Muitos séculos depois da sua chegada, os vikings invadiram a ilha, o que ocorreu no século VIII da era atual, e exerceram seu domínio por um longo tempo.
Os vikings foram derrotados no ano de 1014 pelo rei Brian Ború. Dois séculos mais tarde, os normandos aportaram na ilha e ali permaneceram por cerca de 800 anos, período que ficou marcado por uma série de batalhas pelo domínio político e territorial sobre a Irlanda.
No século XIX foi escrito um trágico capítulo da história irlandesa com o acontecimento da Grande Fome, quando as colheitas foram tomadas por um fungo que ocasionou a perda da maior parte da safra do país. Como consequência, houve milhares de mortes, avanço de doenças e uma forte corrente migratória para outros países. A população voltou a crescer somente em meados do século XX.
Na Páscoa de 1916, houve uma tentativa de fundar a República da Irlanda, mas que foi frustrada após a intervenção do exército britânico. Depois de uma longa guerra marcada pelo confronto entre os britânicos e o Exército Republicano Irlandês (IRA), o país conquistou a sua independência em 1921, e o território foi dividido em dois.
O período de 1922 a 1923 correspondeu à Guerra Civil Irlandesa, que resultou na criação do Estado Livre Irlandês. A atual Irlanda foi estabelecida em 1949, e, a partir de então, uma série de confrontos violentos com a Irlanda do Norte ocorreram entre 1960 e 1990. Em 1998, foi assinado o Acordo da Sexta-feira Santa, que cessou os conflitos entre os países.
Mapa da Irlanda
Geografia da Irlanda
A Irlanda é um país da região norte da Europa e tem como capital a cidade de Dublin. Trata-se da maior nação pertencente à ilha da Irlanda, uma das ilhas Britânicas banhadas pelo Atlântico Norte. A Irlanda não possui conexão física com a Europa continental, e sua única fronteira terrestre é estabelecida com a Irlanda do Norte. A nordeste e leste, fica a Grã-Bretanha, ilha da qual se separa por meio dos canais do Norte e de São Jorge, além do mar da Irlanda, que banha toda a costa leste do país.
O clima predominante na Irlanda é o temperado oceânico, bastante influenciado pela atuação da corrente marítima do Atlântico Norte. Os invernos são frios, com temperatura média de 4 ºC a 7 ºC, enquanto os verões são amenos, com máximas de até 16 ºC. As chuvas são bem distribuídas entre as estações e acumulam volume anual de cerca de 1650 mm. Outro aspecto característico do clima irlandês é a nebulosidade intensa durante a maior parte do ano.
A Irlanda dispõe de um relevo composto majoritariamente por planícies (central e costeira). Essas áreas planas e suavemente onduladas contrastam com a presença de colinas e montanhas que circundam o território, além das falésias litorâneas que se concentram no oeste do país.
O ponto mais elevado da Irlanda é o pico Carrauntoohil, que fica a 1041 metros acima do nível do mar e se localiza no sudoeste do país.
A vegetação que recobre a Irlanda é de baixo e médio porte, notadamente arbustiva, e é caracterizada pela formação de extensos campos (ou pradarias). Entre as plantas mais comuns encontradas no país, estão o urze e a dedaleira.
A existência de florestas e bosques depende, em sua maioria, de programas de reflorestamento, uma vez que essas formações vegetais foram bastante reduzidas, com o passar do tempo, em função da exploração intensiva.
O território irlandês é banhado por cerca de 40 rios e milhares de lagos. O mais extenso rio do país é o Shannon, que percorre 360 km. Em seu curso, formaram-se três grandes lagos: Derg, o maior deles, Ree e Allen. A bacia do Shannon recobre aproximadamente 20% da área da Irlanda. Outros grandes rios irlandeses são: Barrow, Suir e Blackwater.
Leia mais: Oceanos — porções de água que ocupam as principais e mais amplas depressões do relevo do planeta
Demografia da Irlanda
A Irlanda possui um contingente populacional de 4.938.000 habitantes, concentrando assim a maior parte dos mais de 6,8 milhões de pessoas que vivem na ilha de que faz parte. Pode-se considerar o território irlandês pouco povoado se comparado a outros países, considerando que possui uma densidade demográfica de 71,7 hab./km². Em função do relevo montanhoso no oeste e da atratividade exercida pela capital do país, a maior parte da população se concentra na porção leste da Irlanda.
Quase 64% dos irlandeses vivem nas cidades, o que torna a Irlanda um país urbanizado. Dublin, a capital, é também seu maior centro urbano. A cidade reúne 1.214.700 habitantes, o equivalente a 24,5% de toda a população da Irlanda. Ao sul e sudoeste, ficam duas outras grandes cidades irlandesas, Cork e Limerick.
Na década de 1990, a grande entrada de migrantes no país fez crescer a população e compensou uma tendência de emigração que vinha sendo registrada em períodos anteriores. Atualmente, entretanto, a população irlandesa passa por um lento processo de crescimento (0,97% ao ano), abaixo da média mundial.
Destaca-se ainda que a Irlanda tem hoje o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, com valor de 0,955 e atrás somente da Noruega.
Economia da Irlanda
A Irlanda é um dos países mais desenvolvidos do mundo, o que se reflete no padrão de vida de sua população e principalmente nos seus indicadores econômicos. É membro da União Europeia desde 1973, e tem o euro como moeda oficial.
Até o início da crise econômica mundial de 2008, a economia doméstica era altamente concentrada no setor imobiliário e na indústria da construção civil, os quais foram duramente afetados no período subsequente.
Hoje o setor de serviços responde por pouco mais de 60% do seu PIB, que é de 516 bilhões de dólares. As atividades comerciais de exportação e importação movimentam grande parte da economia do país, colocando-o como 14º maior importador mundial. O país adquire do exterior produtos como petróleo refinado, aeronaves e computadores. As exportações são compostas por medicamentos embalados, culturas médicas e vacinas principalmente. Seus principais parceiros comerciais são: Reino Unido, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha e China.
Diante disso, temos que a indústria farmacêutica é a principal do país. O setor secundário, que responde por 11% do PIB, é representado ainda por setores como o de bebidas, químico, computação e equipamentos médicos. Já a agropecuária é responsável por 5% do PIB. Os principais gêneros agrícolas produzidos na Irlanda são batata, cevada, trigo, aveia, cogulemos, além de leite e carne suína.
-
Videoaula sobre índices econômicos
Cultura da Irlanda
A Irlanda possui uma cultura bastante rica que apresenta elementos herdados principalmente dos celtas, dos povos nórdicos e dos normandos, que exerceram longo domínio na região. Hoje os irlandeses constituem a maioria entre os grupos étnicos que compõem a população do país, representando mais de 82%. O inglês é o idioma oficial, embora seja frequente a utilização do irlandês ou gaélico em algumas áreas.
Algumas tradições irlandesas são muito conhecidas pelo mundo e celebradas em diversos países, como é o caso do Dia de São Patrício, comemorado em 17 de março. Trata-se de uma homenagem ao padroeiro do país. A cerveja, uma bebida tradicional da Irlanda, é bastante consumida nesse dia e a cor verde se espalha pelas ruas e vestimentas (e até mesmo nos alimentos e na própria cerveja). A cor é oriunda da bandeira irlandesa e da figura do trevo de quatro folhas, o shamrock. O país possui muitos festivais inspirados da cultura celta e na religião pagã, além de uma ampla tradição nas artes, como na literatura.
Infraestrutura da Irlanda
A Irlanda possui elevado índice de desenvolvimento e uma performance bastante satisfatória nos indicadores de qualidade de vida da OCDE, destacando-se em áreas como moradia, educação e saúde. Com relação ao acesso à água potável e redes de saneamento, dados da ONU mostram que houve um crescimento no atendimento dessas redes durante a última década. Hoje elas atendem a 88,5% da população urbana e 72,1% da população rural.
A eletricidade chega a todos os moradores da Irlanda. Os combustíveis fósseis são predominantes na composição da matriz elétrica, mas a geração de energia elétrica com base em fontes renováveis tem se ampliado, como é o caso da eólica.
Nos transportes, o país dispõe de densas redes rodoviárias e ferroviárias que possuem, respectivamente, 99 mil e quatro mil km de extensão. As hidrovias são também utilizadas e percorrem 956 km pelo território irlandês. O principal porto marítimo está situado na capital, Dublin. Fica lá também o maior e mais movimentado aeroporto da Irlanda.
Governo da Irlanda
A Irlanda possui um sistema republicano parlamentarista de governo. O presidente exerce a função de chefe de Estado, ocupando o principal cargo do Poder Executivo. O chefe de governo, por sua vez, é o primeiro-ministro (ou, no gaélico: taoiseach), que pertence ao Legislativo.
Na Irlanda, o presidente é eleito pelo voto popular e possui um mandato de sete anos. Ele é responsável pela indicação do primeiro-ministro, nomeado pela Câmara dos Representantes, uma das duas câmaras em que se divide o Parlamento irlandês; a outra é o Senado.
Curiosidades sobre a Irlanda
-
O Halloween (ou Dia das Bruxas) teve início na Irlanda (e demais ilhas Britânicas) há dois mil anos. Entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro se celebrava o Samhein na cultura celta. Além da festa da colheita, acreditava-se que as barreiras do mundo físico e espiritual ficavam mais tênues nesse período, permitindo o contato entre os humanos e os seres de outras dimensões.
-
Diferentemente do imaginário popular, o símbolo da Irlanda não é um trevo de quatro folhas, mas sim a harpa.
-
A primeira festa de São Patrício, tradicional no país, não aconteceu na Irlanda, mas sim em Boston (Estados Unidos), no ano de 1737.