O hino nacional é uma das maiores marcas da nossa rica cultura. Seja na escola, em formaturas e, principalmente, em eventos esportivos como a Copa do Mundo ou as Olimpíadas, os brasileiros declamam cada trecho da canção.
O hino é, inclusive, considerado um dos quatro símbolos oficiais que representam a República Federativa do Brasil, de acordo com o artigo 13 do 1° parágrafo da Constituição Federal de 1988.
Os outros símbolos incluem a bandeira do Brasil, o brasão nacional e o selo nacional.
Mesmo conhecendo cada trecho de cor, você já deve ter se questionado sobre o significado de algumas expressões presentes na letra, como “brado retumbante”, por exemplo.
Essa expressão está presente logo no início do hino nacional e é fácil lembrar do trecho. No entanto, nem todo mundo entende o verdadeiro significado por trás da letra da canção.
A seguir, vamos te explicar o que significa “brado retumbante”. Confira:
A história do hino brasileiro
O hino nacional é conhecido e admirado pelos brasileiros, mas muitos não sabem a história por trás dele. O hino nacional foi composto no ano de 1822.
A elaboração aconteceu com o intuito de comemorar a conquista da independência do Brasil, que ocorreu no dia 07 de setembro de 1822, data que hoje é considerada um feriado nacional.
A letra foi composta por Joaquim Osório Duque-Estrada (1870-1927), que foi um poeta, crítico literário, ensaísta e professor. Já a melodia foi criada por Francisco Manuel da Silva (1795-1865), maestro, compositor e professor.
A princípio, a canção foi chamada de “Hino 7 de abril”, em seguida, tornou-se “Marcha Triunfal” e, por fim, “Hino Nacional”.
No entanto, apesar de já ter sido criado há anos, o hino só se tornou oficial no dia 01 de setembro de 1971 por meio da implementação da Lei n° 5700.
Vale destacar também que ele passou por algumas modificações ao longo dos anos, tanto em relação à letra quanto à melodia. Foi em 1917 que a canção foi gravada em disco pela primeira vez.
O que significa “brado retumbante”?
Mas, afinal, o que significa “brado retumbante”?
Pela história do hino nacional, podemos observar que ele foi composto há muitos anos e tem relação com o contexto histórico, isso explica o uso de algumas expressões pouco comuns na atualidade e referências históricas que remetem aos acontecimentos da época.
Logo no início da canção, temos o trecho:
“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico um brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante”.
A expressão “brado retumbante” significa grito que se propaga de maneira intensa, ou seja, que ecoa, que pode ser ouvido a uma longa distância de onde foi emitido.
Trazendo para o contexto histórico do hino, que remete à independência do Brasil, esse brado retumbante, ou seja, grito estrondoso, seria o grito de Dom Pedro I, que, às margens plácidas do Rio Ipiranga, declarou a independência do país, representando o grito de uma nação, do povo brasileiro (povo heroico).
Devido a uma série de fatores políticos, sociais e econômicos, a relação entre a coroa portuguesa e os interesses dos brasileiros entrou em conflito.
Não há uma única razão que acarretou o processo de independência do país, mas sim uma série de acontecimentos, como a vinda da família real portuguesa para o Brasil, a abertura dos Portos, a Revolução Pernambucana, a Revolução do Porto, o Dia do Fico, entre outros acontecimentos históricos.
O ato de Dom Pedro I, que estava em seu Primeiro Reinado, portanto, simbolizou a declaração do fim da dependência brasileira de Portugal. Com a independência, o Brasil se tornou uma monarquia liderada por Dom Pedro I.
A independência foi declarada às margens do Rio Ipiranga, por isso, a referência ao acontecimento no hino nacional.
Compartilhe esse artigo