Os ossos da mão totalizam 27 ossos, divididos em ossos do punho, da palma da mão e dos dedos. No que diz respeito às articulações, nas mãos é possível perceber mais de 20 locais de encontro entre ossos. As mãos são estruturas extremamente importantes para os seres humanos, ajudando-nos, por exemplo, a segurar e manusear objetos.
Leia também: Esqueleto humano
Tópicos deste artigo
Resumo sobre os ossos da mão
-
As mãos possuem 27 ossos e mais de 20 articulações.
-
No punho são encontrados oito ossos.
-
Na palma da mão estão presentes cinco ossos.
-
Em cada dedo, observa-se a presença de três ossos, com exceção do polegar, que possui apenas dois ossos.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Anatomia da mão
As mãos são estruturas encontradas na extremidade dos membros superiores, sendo formadas por diferentes estruturas, como ossos, músculos, nervos, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos. As mãos são extremamente importantes para os seres humanos, estando relacionadas com tarefas que exigem força e também precisão, como segurar, apertar e manipular objetos.
Saiba mais: Como os ossos são formados?
Quais são os ossos da mão?
Os ossos da mão totalizam 27 ossos, os quais estão divididos em três grupos:
-
carpos,
-
metacarpos,
-
falanges.
Os ossos do punho são os carpos (oito ossos), os metacarpos são os ossos da palma da mão (cinco ossos) e os ossos dos dedos são as falanges (três ossos em cada dedo, com exceção do polegar). Percebe-se, portanto, que, apesar de ser uma estrutura relativamente pequena, a mão apresenta uma quantidade considerável de ossos.
Os ossos que compõe o punho são chamados de cárpicos e estão dispostos em duas fileiras, cada uma contendo quatro ossos. Na fileira proximal, estão presentes os ossos pisiforme, piramidal, semilunar e escafoide. Já na fileira distal, temos o hamato, o capitato, o trapezoide e o trapézio.
-
Metacarpos: ossos da palma da mão
-
Falanges: ossos dos dedos
Denominam-se de falanges os ossos que compõem cada dedo. Os dedos possuem três falanges, a proximal, a média e a distal. Apenas o polegar possui duas falanges, não apresentando falange média.
Articulações da mão
Uma articulação pode ser definida como o local de união entre dois ou mais ossos, independentemente do grau de movimentação permitido nesse local.
Em cada mão, encontramos 27 ossos e mais de 20 articulações distintas. No punho temos articulações radiocárpicas e intercárpicas. No que diz respeito às articulações radiocárpicas, elas são realizadas entre a extremidade distal do rádio, um disco articular e três ossos da fileira proximal dos ossos do punho. Já as intercárpicas ocorrem entre os ossos cárpicos.
As articulações carpometacárpicas, por sua vez, ocorrem entre a porção distal dos ossos carpais e basais dos ossos metacarpais. As extremidades metacarpais formam ainda articulações com as extremidades proximais das falanges, sendo essas articulações chamadas de articulações metacarpofalângicas. Entre as falanges, observam-se as chamadas articulações interfalangeanas.