Número atômico é o código matemático utilizado como registro de identidade de cada elemento químico existente, ou seja, é o numeral que identifica um átomo como um elemento específico. Convencionou-se a letra Z maiúscula para representar esse número em qualquer situação (texto, exercício, etc).
Quando representamos o átomo de um elemento químico, seu número atômico é escrito sempre do lado esquerdo, na região inferior, como podemos observar no exemplo geral abaixo:
ZX
Na tabela periódica, a identificação do número atômico pode ser feita facilmente por ele ser o menor número presente no quadrado do elemento, já que o outro número (maior) refere-se à massa atômica do elemento.
Menor número presente no quadrado indica o número atômico do elemento
Outra importância do número atômico é que, em 1913, Moseley organizou a tabela periódica por ordem crescente desse número. Assim, é possível verificar que apenas o número atômico aumenta de forma inteira e consecutiva na tabela.
A identificação do número atômico na tabela periódica utiliza a sequência de números inteiros e consecutivos
Ter acesso ao número atômico em texto, exercício ou diretamente na tabela possibilita-nos saber diversas informações fundamentais sobre o átomo de um elemento, como:
- Número de prótons no interior do núcleo;
- Número de elétrons presentes na eletrosfera;
- Conhecendo o número de elétrons do átomo, podemos realizar a sua distribuição eletrônica e, consequentemente, saber seus subníveis mais energéticos e mais externos;
- Determinar o número de nêutrons no interior do núcleo do átomo, se também conhecermos o número de massa do átomo, que pode ser obtido pela expressão abaixo:
A = Z + n
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
n = A – Z
Essa fórmula também pode ser utilizada para determinar o número atômico, porém, para isso, devemos conhecer o número de massa e o número de nêutrons.
Exemplo da utilização do número atômico de um elemento químico:
Elemento: ouro (Au)
Destaques das informações do ouro na tabela periódica
- Possui 79 prótons no núcleo;
- Possui 79 elétrons nas eletrosferas.
Com os 79 elétrons, o ouro apresenta a seguinte distribuição eletrônica:
Distribuição eletrônica do ouro
Assim, podemos determinar que: