Modal verbs: o que são, exemplos, usos, exercícios

Os modal verbs, em inglês, acompanham os verbos principais para expressar uma ideia particular. Eles possuem mais uma função de transmitir uma ideia pragmática do que nos indicar algum aspecto gramatical |1|. Aprender o uso dos modal verbs significa prestar atenção no sentido que lhes são atribuídos. Existem diferentes tipos de modal verbs, por exemplo: can, may, might, shall, must, have to, could, ought to, should, entre outros.



Tendo uma função social, os modal verbs são usados quando queremos exprimir sobre alguma coisa a ideia de que algo é possível ou necessário. Usa-se também para falar que algo é permitido ou proibido, de uma habilidade ou uma capacidade, de um conselho ou de uma sugestão. Nos próximas tópicos, exploraremos alguns desses aspectos, a estrutura dos verbos modais e o uso mais adequado para cada um. Vamos lá!

Tópicos deste artigo

  • 1 – Características dos modal verbs
  • 2 – Quando e como usar os modal verbs?
    • Probabilidade (could, may, might, must, can’t)
    • Permissão ou solicitação respeitosa (may, can, could, would)
    • Obrigação, necessidade, proibição (have to, must)
    • Conselho (should, ought to)
  • 3 – Exercícios resolvidos

Características dos modal verbs

Can, may, might, shall, must são alguns exemplos de verbos modais.

1. He can fly.

(Ele pode voar.)

Nesse exemplo, can é o verbo modal, e fly, o verbo principal, que se apresenta na sua forma-base, isto é, no infinitivo, sem a preposição to.

Diferentemente dos outros verbos, os verbos modais não são flexionados nem quanto ao tempo verbal nem quanto à pessoa, com exceção do verbo have to.

1. I can cook very well.

(Eu posso cozinhar muito bem.)

3. He can cook very well.

(Ele pode cozinhar muito bem.)

Isso se repete em todas as outras pessoas do discurso.

1. Teacher, may I go to the bathroom?

(Professor, posso ir ao banheiro?)

2. Teacher, can I go to the bathroom?

(Professor, posso ir ao banheiro?)

Nas duas frases, temos a presença de um verbo modal: can (poder) e may (poder/ter permissão). Embora no português eles tenham o mesmo sentido, eles apontam para intenções diferentes em inglês. Nas duas frases, os verbos modais referem-se a pedir permissão. No entanto, o verbo may é mais formal e mais polido do que o can. O verbo can, que também indica pedir permissão, tem uma forma mais direta.

Sabendo disso, é muito comum que os aprendizes de língua inglesa questionem-se: Como saberei qual verbo modal utilizar e em qual situação? Não se preocupe, nos próximas tópicos, abordaremos justamente essas pequenas diferenças de intenção no inglês.

Quando e como usar os modal verbs?

Neste tópico, explicamos o uso dos verbos modais de acordo com a semântica que eles possuem, por meio de exemplos que possibilitem a compreensão da intenção ou do sentimento que se quer expressar em uma determinada situação.


  • Probabilidade (could, may, might, must, can’t)

  • Usados no passado, no presente e no futuro, esses verbos modais demonstram os graus de certeza que queremos expressar, variando entre certeza absoluta (must, can’t), quando temos algum tipo de evidência, e incerteza total (could, may e might). A diferença entre must e can’t está na certeza afirmativa e negativa.

    Usa-se o must para falar que algo é bem provável (certeza afirmativa) e o can’t para algo muito improvável (certeza negativa). Para falar sobre algo no passado, utiliza-se o verbo modal + have + verbo no particípio passado. Veja os exemplos:

    Uncertain

    Certain


    They may come by car.

    (Eles podem vir de carro.)

    Carlos talk about Júlio. He must know him.

    (Carlos fala sobre o Júlio. Ele deve conhecê-lo.)


    He might arrive late.

    (Ele talvez chegue atrasado.)

    Daniel has been here. He can’t be lost!

    (Daniel já esteve aqui. Ele não pode estar perdido!)


    She could be sick.

    (Ela poderia estar doente.)

    Anna must have been to the USA .

    (Anna deve ter ido aos Estados Unidos.)


    *Certeza no passado = modal + have + particípio passado.


    Sarah may have lost the bus.

    (Sarah pode ter perdido o ônibus.)


    *Incerteza no passado = modal + have + particípio passado.

     





  • Permissão ou solicitação respeitosa (may, can, could, would)

  • Os quatro verbos modais may, can, could, would são utilizados no presente e no futuro. Quando pedimos algo com o can, significa que estamos sendo mais informais, porque conhecemos a outra pessoa. Além disso, podemos dizer que o can é mais comum no dia a dia. Para ser mais educado e mais formal, utilizamos could/may/would.

    Lembre-se de que o verbo modal may só pode ser usado com a primeira pessoa do singular e a primeira pessoa do plural (I/WE). Já para negar uma permissão, devemos usar may not or can’t. Observe os exemplos:

    Polite Request

    Permission


    Can you pass the sugar, please?

    (Você pode passar o açúcar, por favor?)

    Can I drink some water, please?

    (Eu posso beber água, por favor?)


    Could you open the door, please?

    (Você poderia abrir a porta, por favor?)

    Could I come in, please?

    (Eu poderia entrar, por favor?)


    Would you close the door, please?

    (Você fecharia a porta, por favor?)

    May I go to the bathroom, please?

    (Eu posso/poderia ir ao banheiro, por favor?)


     

    You can’t leave the classroom.

    (Você não pode sair da sala de aula.) (Permissão negada).





  • Obrigação, necessidade, proibição (have to, must)

  • Quando queremos expressar uma obrigação, utilizamos os verbos modais must e have to. Lembre-se de que o have to é flexionado segundo a pessoa. Se algo é proibido, devemos utilizar mustn’t. Para algo que não é necessário, utilizamos don’t have to. A estrutura have to também é utilizada no passado. Observe os exemplos:

    Obrigação/Necessidade

    Proibição


    You have to arrive early.

    (Você tem que chegar cedo.)

    You mustn’t forget your uniform.

    (Você não deve esquecer seu uniforme.)


    She must follow the rules.

    (Ela deve seguir as regras.)

    You mustn’t go there.

    (Você não deve ir lá.)


    He doesn’t have to repeat the exercise.

    (Ele não precisa repetir o exercício.)


    *Ele não precisa repetir, só se ele quiser.

     


    She had to work all night long.

    (Ela teve que trabalhar a noite inteira.) 


    *Passado = had to.

     





  • Conselho (should, ought to)

  • Para oferecer conselhos ou dar sugestões a outras pessoas, use sempre should/shouldn’t ou ought to/ought not to. Ambos os verbos modais têm o mesmo sentido. No entanto, alguns gramáticos consideram ought to mais formal. O must, como nós vimos em obrigações, até pode ser usado, mas teria um sentido mais forte.

    “Você deveria saber disso”. Para oferecer conselhos em inglês, use “should”.

    Advice


    You should take an aspirin for your headache.

    (Você deveria tomar uma aspirina para a sua dor de cabeça.)


    I don’t think you should work sick.

    (Eu não acho que você deveria trabalhar doente.)


    You ought to go to a dentist.

    (Você deveria ir ao dentist.)





    A piece of cake, right? Mamão com açúcar, não?

    Leia também: Qual é a diferença entre to e for?

    Exercícios resolvidos

    Questão 1

    Escolha a alternativa mais apropriada:

    TEACHER: Must/Could we start?

    STUDENT: Yes! Teacher, could/might you explain the Project, please?

    TEACHER: Of course!

    STUDENT: Well, what should/will I do first?

    TEACHER: In the first place, you should/shouldn’t choose a topic. Green energy sources, for example.

    STUDENT: OK! What’s the next step?

    TEACHER: You can/can’t do research about it using the PDF files I sent in your email.

    STUDENT: Right! May/Must I ask you a final question?

    STUDENT: Could/Will I send you this project in the end of the next month?

    TEACHER: I am afraid, but you can/can’t. Students must/mustn’t finish it until the end of this month.

    Resolução:

    TEACHER: Could (pedido formal) we start?

    STUDENT: Yes! Teacher, could (pedido formal) you explain the project, please?

    TEACHER: Of course!

    STUDENT: Well, what should (aconselhamento) I do first?

    TEACHER: In the first place, you should (aconselhamento) choose a topic. Green energy sources, for example.

    STUDENT: OK! What’s the next step?

    TEACHER: You can (permissão) do research about it using the PDF files I sent in your email.

    STUDENT: Right! May (pedido formal) I ask you a final question?

    TEACHER: Yes, sure.

    STUDENT: Could (permissão) I send you this project in the end of the next month?

    TEACHER: I am afraid, but you can (proibição). Students must (obrigação/dever) finish it until the end of this month.

    Notas:

    |1| DECAPUA, A.. Grammar for Teachers: A Guide to American English for Native and Non-Native Speakers. Springer: New York, 2008.

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