Existem diferentes medidas de massa, usadas para representar a medida dessa importante grandeza. As medidas mais comuns estão ligadas ao grama, sendo os seus múltiplos o hectograma, o decagrama e o quilograma, os quais são utilizados em objetos de massa maior. Também existem os submúltiplos, decigrama, centigrama e miligrama, para medir objetos que possuem massa menor. Além dessas medidas de massa, existem outras usadas no dia a dia de certos grupos, como a tonelada, a arroba e o quilate.
Leia também: O que são grandezas direta e inversamente proporcionais?
Tópicos deste artigo
Quais são as unidades de medidas de massa?
Para medir a massa objetos mais leves, geralmente utilizamos a miligrama, mas também é comum falarmos em quilates quando estamos lidando com metais preciosos. Entender que existem várias medidas de massa e que podemos usar cada uma delas quando for conveniente é fundamental.
-
Grama: sendo a medida mais comum para massa e adotada pelo sistema internacional de medida, a grama possui seus múltiplos (quilograma, hectograma e decagrama) e seus submúltiplos (miligrama, centigrama e decagrama). As unidades conhecidas como múltiplos são usadas para pesar objetos que possuem mais massa, já as unidades conhecidas como submúltiplos são úteis para medirmos a massa de objetos considerados mais leves. Em situações-problemas, é bastante comum a realização da conversão de uma unidade de medida de massa para outras.
-
Toneladas: também é uma medida bastante comum, utilizada para massas muito grandes. Em vez de dizermos que algo tem, por exemplo, 2000 kg, é mais conveniente dizer que possui 2 toneladas.
-
Quilate: usado comumente no mercado de metais preciosos, o quilate é bastante comum, por exemplo, para referir-se a alianças produzidas por misturas metálicas. Usado para medidas pequenas, 1 quilate corresponde a 0,2 gramas.
-
Arroba: é uma medida muito adotada na agropecuária. Comum para cortes bovinos, em que o preço do bovino é dado por arrobas, geralmente 1 arroba corresponde a 15 quilogramas.
Existem outras medidas de massa, mas que não são usuais no Brasil, como o grão, a libra, a onça. Na Antiguidade, cada povo usava sua unidade de medida de massa, com critérios próprios definidos.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Conversão de unidades de medidas
Para converter a unidade de medida, precisamos conhecer a lista das siglas:
kg → quilograma
dag → decagrama
g→ grama
dg → decigrama
cg → centigrama
mg → miligrama
Representando essas grandezas na ordem, vamos construir a tabela:
A fim realizarmos a conversão de uma unidade que está à esquerda para outra que está à direita, multiplicamos por 10 cada unidade.
Convertendo 15 g → mg
Ao analisar-se a tabela, de grama até miligrama, tem-se três unidades de medida:
g→ dg → cg → mg
Multiplicaremos cada unidade por 10:
15 · 10 · 10 · 10 = 15 · 1000 = 15.000 mg
Para realizar conversões da direita para a esquerda, dividimos por 10 para cada unidade de medida.
Convertendo 12.000 cg → hg
Ao analisar-se a tabela, de centigrama para hectograma, tem-se quatro unidades de medida.
hg ← dag ← g ← dg ← cg
Dividiremos cada unidade por 10:
12.000 : 10 : 10 : 10 : 10 = 12.000 : 10.000 = 1,2 hg
Exercícios resolvidos
Questão 1 – Uma das medidas agrárias mais comum é a arroba, denotada por @. Dessa forma, um gado tem o peso de 475 kg, sabendo-se que uma arroba corresponde a 15 kg, o peso desse gado em arroba é de aproximadamente:
a) 30@
b) 31@
c) 32@
d) 45@
e) 47@
Resolução
Alternativa C.
Para fazer a conversão, basta dividirmos 475 por 15.
Realizando o arredondamento: 32@.
Questão 2 – Um anel de metal foi confeccionado com um diamante com 26 quilates, além do metal, que possui 5,8 miligramas. Sabendo que 0,2 g corresponde a 1 quilate, qual será o peso do anel todo?
a) 5,2 gramas
b) 11 gramas
c) 10 gramas
d) 26 gramas
e) 6 gramas
Resolução
Convertendo o peso da pedra de diamante para gramas: 26 · 0,2 = 5,2 gramas.
Somando com o peso do metal: 5,2 + 5,8 = 11,0 gramas.
Letra B