A matemática e a astronomia relacionam-se desde a Antiguidade. É preciso compreender que ambas são consideradas ciências e possuem suas particularidades. Os Babilônios já relacionavam essas duas ciências. A astronomia primitiva, estudada por essa civilização, possibilitou a criação da trigonometria esférica. Os gregos interpretavam a astronomia como uma parte da matemática, e foram eles os responsáveis pela criação dos modelos geométricos, que se baseavam na cosmologia e na aritmética.
A astronomia é considerada a ciência que estuda a evolução e a formação dos corpos celestes, ou seja, astros que se encontram no espaço sideral como planetas, estrelas entre outros. Já a matemática é a ciência que estuda o raciocínio lógico e abstrato relacionado a números e formas.
A matemática modela a realidade e a descreve, ou seja, com a ajuda da matemática foi possível descobrir, quantificar e sistematizar padrões como: as quatro estações, os doze meses do ano, as vinte e quatro horas do dia, entre muitas outras descobertas.
Ao longo dos séculos a astronomia progrediu, sua evolução contribuiu significativamente para o desenvolvimento da sociedade. Os estudos relacionados à astronomia iniciaram-se na pré-história com a observação de corpos celestes, o objetivo era identificar como astros influenciavam nas mudanças do ambiente. Hoje, a astronomia contribui para diversos setores sociais e científicos como: as telecomunicações, os espelhos esféricos, os telescópios, o infravermelho do satélite entre outros.
Grandes estudiosos contribuíram para a evolução dessas duas áreas da ciência, entre eles podemos destacar:
Eratóstenes descobriu a distância do sol e da lua em relação ao nosso planeta e dimensionou o diâmetro do planeta Terra.
Ptolomeu, estudioso grego que desenvolveu o sistema geocêntrico, foi o autor da obra O Grande Tratado da Astronomia (Almagesto).
Nicolau Copérnico era matemático e astrônomo, autor da teoria heliocêntrica do Sistema Solar. A ele é atribuída a descoberta do movimento de rotação e translação. Nicolau é considerado o pai da astronomia moderna.
Kepler acreditava que a matemática fundamentava os fenômenos da natureza e que o sol ocasionava os movimentos relacionados ao sistema solar.
Galileu Galilei conseguiu provar as teorias de Copérnico com a utilização de um telescópio.
Isaac Newton conseguiu criar leis que são utilizadas em nossa realidade por meio das equações diferenciais, um exemplo disso é a lei da gravitação universal.
Foi a curiosidade que levou os estudiosos a fazerem tantas descobertas que envolvem tanto a astronomia quanto a matemática. A evolução da astronomia e da matemática pode ser considerada uma via de mão dupla, visto que a matemática proporcionou descobertas relacionadas à astronomia e essa ocasionou implicações na matemática.