Logaritmo é uma ferramenta muito importante não somente para a área da matemática, pois possui aplicação em diversos campos da ciência, como na geografia, química e computação.
Historicamente o logaritmo surge a fim de facilitar contas que apareciam com frequência em diversas áreas cientificas. John Napier foi pioneiro nos estudos sobre logaritmos, e conseguiu desenvolver a operação capaz de transformar produtos em soma, divisões em subtrações e potências em multiplicações.
Definindo essa operação, com o tempo, outros matemáticos formalizaram definições e propriedades, além disso, foi desenvolvida também a conhecida tábua de logaritmos.
Tópicos deste artigo
Definição do logaritmo
Esboço do gráfico da função logaritmo (à direita) e sua inversa exponencial (à esquerda).
Considere dois números reais positivos a e b, com a ≠ 0. O logaritmo de b na base a é o número x se, e somente se, a elevado a x for igual ao número b.
Nomenclatura:
a → base
b → logaritmando
x → logaritmo
Veja os exemplos:
Quando um logaritmo possui a base igual a 10, esse é chamado logaritmo decimal. Ao registrar-se um logaritmo decimal, não é necessário escrever a base 10. É convencionado que:
Leia também: Sistema de logaritmos decimais
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Como calcular um logaritmo?
Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2. Vejamos mais exemplos:
1) Log 1000. Para calcular esse logaritmo, devemos encontrar um número que, elevado a 10, seja igual a 1000, isto é, 10x = 1000.
Resolvendo a equação exponencial, temos:
10x =1000
10x = 103
x = 3
1.Calcule o logaritmo:
Devemos encontrar um número que, elevado à raiz de 7, seja igual a um quarenta e nove avos. Resolvendo a equação, temos:
Leia mais: Equação exponencial – equação com incógnita no expoente
Condição de existência do logaritmo
Considere o logaritmo a seguir:
A expressão só está definida para quando a base for maior que zero e diferente de um e quando o logaritmando for maior que zero, ou seja:
a > 0 e a ≠ 1
b > 0
Propriedade dos logaritmos
Veja a seguir as principais propriedades dos logaritmos. Todos os logaritmos aqui citados satisfazem a condição de existência.
O logaritmo do produto de dois fatores é igual à soma dos logaritmos desses fatores.
O logaritmo do quociente entre dois números é igual à diferença dos logaritmos desses números.
O logaritmo de uma potência é igual à multiplicação do expoente dessa potência pelo logaritmo da base da potência, em que mantemos a base do logaritmo.
O logaritmo de uma raiz é igual ao inverso do índice da raiz multiplicado pelo logaritmo, em que também mantemos a base.
O logaritmo de um número, em uma base elevada a uma potência, é igual à multiplicação do inverso do expoente dessa base.
Saiba mais: Aplicações dos logaritmos: veja exemplos
Exercícios resolvidos
Questão 1 – (Fuvest – SP) Se x5 = 1000 e b3 = 100, então o logaritmo de x na base b vale:
A) 0,5
B) 0,9
C) 1,2
D) 1,5
E) 2,0
Solução
Como os números 1000 e 100 podem ser escritos na base 10, temos:
Substituindo no logaritmo de x na base b e aplicando a definição, temos:
Questão 2 – (Enem) Define-se o potencial hidrogeniônico (pH) de uma solução como o índice que indica sua acidez, neutralidade ou alcalinidade. É encontrado da seguinte maneira:
Sendo H+ a concentração de íons de hidrogênio nessa solução. O pH de uma solução, em que H+ = 1,0 ·10-9, é:
Solução:
Substituindo o valor do H+ na fórmula do pH, temos: