Na língua inglesa, existe o genitive case para indicar uma relação de posse, familiar, de propósito ou mesmo de origem|1|. O genitive case equivale ao “de” em português, sendo representado na língua inglesa pelo uso do apóstrofo + s em substantivos comuns ou próprios que sejam animados. Normalmente, a relação estabelece-se entre pessoas e/ou coisas.
É muito comum que aprendizes de língua inglesa confundam-se com a estrutura da forma possessiva, por pensarem na lógica da língua portuguesa, cuja posse é expressa pela preposição “de”. Consequentemente, existe a tentativa de traduzir essa relação com a preposição of, que também tem o sentido de “de”. Entretanto, a preposição of possui um emprego diferente do apóstrofo + s. Devido aos possíveis equívocos que a forma possessiva pode gerar, exploraremos neste texto o genitive case e o uso do apóstrofo + s em inglês, diferenciando-o da preposição of.
Tópicos deste artigo
Regras do uso do apóstrofo
Primeiramente, destaca-se que o genitive case indica uma relação de posse. Entretanto, nem sempre a presença de um apóstrofo + s será de fato indicativa dessa relação, pois essa mesma estrutura pode expressar o verbo be ou have contraído com o sujeito em frases afirmativas, demonstrando situações mais informais na língua inglesa.
Observe os seguintes exemplos:
Veja que no exemplo I, o apóstrofo + s é o verbo principal da frase — verb to have. No exemplo II, o verbo principal é o verb to be, sendo o apóstrofo + s o genitive case. É fácil o reconhecimento porque no genitive case temos dois substantivos (Peter e house), uma vez que expressa a ideia de posse (de = casa de Peter).
Regras do uso do apóstrofo + s
Tendo em mente os possíveis usos do apóstrofo + s, exploraremos neste tópico apenas o uso relativo ao genitive case. De maneira mais ampla, podemos dizer que o genitive case expressa uma relação de posse. Não obstante, pode ser usado também para relação familiar, indicar origem ou propósito. Para isso, deve-se colocar o apóstrofo + s + substantivo animado (possuidor) + substantivo (coisa possuída, relação familiar etc.).
Observe nos seguintes exemplos essa estrutura:
Em alguns casos, podemos usar o apóstrofo + s sozinho, sobretudo quando indica a casa ou loja de alguém|2|, como no exemplo IV, em que ele não precede um outro substantivo (office = consultório).
É importante ressaltar também que o genitive case normalmente só acompanha substantivos animados (Laura’s hair, the cat’s tail, my sister’s car, his friend’s father etc.). No entanto, em alguns casos, pode-se usar o genitive case com substantivos inanimados, por exemplo:
Regras ortográficas do genitive case
A regra principal de ortografia do genitive case é acrescentar o apóstrofo + s logo após o substantivo que possui alguma coisa (possuidor). Quando temos um substantivo que termina em -s, podemos colocar o apóstrofo + s ou apenas o apóstrofo (exemplos I e II). Se duas pessoas compartilham uma mesma coisa (exemplo III), podemos colocar o apóstrofo + s depois da última pessoa, pois se colocamos nas duas, indicaremos que cada uma possui uma coisa (exemplo IV) e não que a compartilham. Veja os exemplos:
Veja mais: Possessive pronouns: pronomes responsáveis por expressar a ideia de posse
Diferença do genitive case e o uso do of (possessão)
Nos tópicos anteriores, vimos que a relação de posse com substantivos animados deve ser expressa com o uso do genitive case, salvo alguns casos. Para expressar a forma possessiva das coisas ou substantivos inanimados, é mais comum o uso da preposição of (exemplos I, II e III). Há uma exceção quando a coisa remete a alguma atividade humana, neste caso, usamos o genitive case (exemplo IV) ou of |2|. Observe os seguintes exemplos:
Exercícios resolvidos
Questão 1 (2017 – Marinha/Colégio Naval)
Mark the INCORRECT option according to the genitive case.
Solução
Alternativa A, porque temos um substantivo inanimado, logo, o mais adequado seria the door of the car.
Questão 2 (2016 – Aeronáutica)
Mark the option which shows the same meaning as in “a person’s body size or weight”.
Alternativa B, porque também podemos usar a preposição of para indicar posse.
Questão 3 (2015 – Aeronáutica)
Mark the option which shows the same meaning as in “Americans’ dependence on family”.
Solução
Alternativa D, porque também podemos usar a preposição of para indicar posse.