Future continuous: quando usar, regras, exemplos

O tempo verbal future continuous é empregado pelos falantes nativos e aprendizes da língua com o objetivo de destacar o aspecto contínuo de uma determinada ação ou evento que ocorra no futuro|1|. Pode ser empregado também com o intuito de apontar a duração de algum evento ou ação que aconteça no futuro.



Neste texto, exploraremos tanto o uso do future continuous quanto a sua estrutura exemplificando cada tipo de frase, afirmativa, negativa e interrogativa. Assim não restará dúvidas sobre esse tempo verbal quando você for estudá-lo e empregá-lo em diferentes contextos. Let’s go!

Tópicos deste artigo

Quando usar o future continuous?

Antes de aprofundar a questão estrutural do future continuous, focaremos no principal ponto desse tempo verbal, ou seja, o seu uso mais adequado em diferentes contextos. Não basta aprender as regras estruturais, é importante que o aprendiz de língua estrangeira saiba quando e por que usar determinada estrutura da língua.

O future continuous tem dois aspectos importantes. Primeiro, ele trata de ações futuras. Segundo, ele diz respeito ao contínuo de alguma coisa, isto é, à progressão e/ou à duração de uma ação ou evento. Essas duas ideias juntas ajudam a diferenciá-lo de outros tempos verbais (simple future, present continuous etc.).

Quanto ao uso, emprega-se o future continuous para enfatizar o aspecto contínuo de uma ação ou de um evento em algum momento do futuro. Quando essa ação ocorrer, estaremos “no meio dela”|2|.

A comemoração acontecerá antes de o outro sujeito chegar, e estará em andamento no momento de sua chegada.

Nesse exemplo, está claro o aspecto durativo da ação (jantar) em um ponto determinado no futuro (às 8 da noite).

Levando em consideração os usos do future continuous, nos tópicos seguintes, estudaremos as principais regras estruturais desse tempo.

Principais regras do future continuous

Em relação à estrutura, o future continuous é formado pelo verbo auxiliar will + verbo to BE + presente particípio –ing do verbo principal. Observe nos subtópicos seguintes essa estrutura em frases afirmativas, negativas e interrogativas:

AFFIRMATIVE


To work = trabalhar


I, you, he, she, it, we, you, they


(sujeito)

will


(auxiliar)

be


(verb to be)

working.


(verbo-ing)




 

NEGATIVE


To work = trabalhar


I, you, he, she, it, we, you, they


(sujeito)

will not


(auxiliar)


Observe que o verbo não é flexionado para nenhuma pessoa.


Pode-se usar a forma contraída de will + not = won’t




 

  • They won’t be travelling when you come to visit grandma.

    (Eles não estarão viajando quando você vier visitar a avó.)

  • Peter won’t be eating cake for a long time.

    (Peter não comerá [estará comendo] bolo por um longo período.)


  • Forma interrogativa

  • INTERROGATIVE


    To work = trabalhar


    Will I, you, he, she, it, we, you, they


    (auxiliar will + sujeito)

    be


    (verb to be)


    Observe que o verbo não é flexionado para nenhuma pessoa.




     

    Diferença entre future continuous e future perfect

    Emprega-se o future perfect com o objetivo de expressar alguma ação que estará concluída antes de um tempo específico no futuro. Enquanto o future continuous está relacionado com a duração ou a continuidade de uma ação no futuro.

    O future perfect é formado pelo verbo auxiliar will + have + particípio passado do verbo principal. By e before são frequentemente utilizados no future perfect|1|:

  • She will have finished the final tests by the end of the month.

    (Ela terá terminado as provas finais até o final do mês.)

  • I will have graduated before spring.

    (Eu terei graduado antes da primavera.)

  • O future continuous indica a duração de uma ação no futuro.

    Exercício resolvido

    Questão 1 – Complete the following sentences with the future continuous of the verbs below. Observe the context:

    eat                       buy                        sleep                           finish




     

  • Carl ______________ the book very soon, because it is missing only ten pages.

  • They ______________ more CDs, as they have just bought new ones.

  • My parents ______________ by the time I get home.

  • Donna ______________ chocolate, because she is allergic to it.

  • Resolução

  • will be finishing

  • won’t be buying

  • will be sleeping

  • won’t be eating

  • Notas

    |1| DECAPUA, A. Grammar for teachers: a guide to american English for native and non-native speakers. Springer: New York, 2008.

    |2| EASTWOOD, J. Oxford guide to English grammar. Oxford, 2002.    

     

    Postar um comentário

    Postagem Anterior Próxima Postagem