O tempo verbal future continuous é empregado pelos falantes nativos e aprendizes da língua com o objetivo de destacar o aspecto contínuo de uma determinada ação ou evento que ocorra no futuro|1|. Pode ser empregado também com o intuito de apontar a duração de algum evento ou ação que aconteça no futuro.
Neste texto, exploraremos tanto o uso do future continuous quanto a sua estrutura exemplificando cada tipo de frase, afirmativa, negativa e interrogativa. Assim não restará dúvidas sobre esse tempo verbal quando você for estudá-lo e empregá-lo em diferentes contextos. Let’s go!
Tópicos deste artigo
Quando usar o future continuous?
Antes de aprofundar a questão estrutural do future continuous, focaremos no principal ponto desse tempo verbal, ou seja, o seu uso mais adequado em diferentes contextos. Não basta aprender as regras estruturais, é importante que o aprendiz de língua estrangeira saiba quando e por que usar determinada estrutura da língua.
O future continuous tem dois aspectos importantes. Primeiro, ele trata de ações futuras. Segundo, ele diz respeito ao contínuo de alguma coisa, isto é, à progressão e/ou à duração de uma ação ou evento. Essas duas ideias juntas ajudam a diferenciá-lo de outros tempos verbais (simple future, present continuous etc.).
Quanto ao uso, emprega-se o future continuous para enfatizar o aspecto contínuo de uma ação ou de um evento em algum momento do futuro. Quando essa ação ocorrer, estaremos “no meio dela”|2|.
A comemoração acontecerá antes de o outro sujeito chegar, e estará em andamento no momento de sua chegada.
Nesse exemplo, está claro o aspecto durativo da ação (jantar) em um ponto determinado no futuro (às 8 da noite).
Levando em consideração os usos do future continuous, nos tópicos seguintes, estudaremos as principais regras estruturais desse tempo.
Principais regras do future continuous
Em relação à estrutura, o future continuous é formado pelo verbo auxiliar will + verbo to BE + presente particípio –ing do verbo principal. Observe nos subtópicos seguintes essa estrutura em frases afirmativas, negativas e interrogativas:
AFFIRMATIVE
To work = trabalhar
I, you, he, she, it, we, you, they
(sujeito)
will
(auxiliar)
be
(verb to be)
working.
(verbo-ing)
NEGATIVE
To work = trabalhar
I, you, he, she, it, we, you, they
(sujeito)
will not
(auxiliar)
Observe que o verbo não é flexionado para nenhuma pessoa.
Pode-se usar a forma contraída de will + not = won’t
Forma interrogativa
INTERROGATIVE
To work = trabalhar
Will I, you, he, she, it, we, you, they
(auxiliar will + sujeito)
be
(verb to be)
Observe que o verbo não é flexionado para nenhuma pessoa.
Diferença entre future continuous e future perfect
Emprega-se o future perfect com o objetivo de expressar alguma ação que estará concluída antes de um tempo específico no futuro. Enquanto o future continuous está relacionado com a duração ou a continuidade de uma ação no futuro.
O future perfect é formado pelo verbo auxiliar will + have + particípio passado do verbo principal. By e before são frequentemente utilizados no future perfect|1|:
Exercício resolvido
Questão 1 – Complete the following sentences with the future continuous of the verbs below. Observe the context:
eat buy sleep finish
Carl ______________ the book very soon, because it is missing only ten pages.
They ______________ more CDs, as they have just bought new ones.
My parents ______________ by the time I get home.
Donna ______________ chocolate, because she is allergic to it.
Resolução
will be finishing
won’t be buying
will be sleeping
won’t be eating
Notas
|1| DECAPUA, A. Grammar for teachers: a guide to american English for native and non-native speakers. Springer: New York, 2008.
|2| EASTWOOD, J. Oxford guide to English grammar. Oxford, 2002.