A epiglote é uma estrutura localizada na laringe que é constituída por tecido cartilaginoso. Ela é muito importante para o funcionamento adequado do sistema respiratório, uma vez que impede a entrada de alimento nesse sistema e uma consequente dificuldade respiratória.
→ Características principais e função da epiglote
A epiglote é uma pequena porção de cartilagem que lembra uma pequena porta. Ela está localizada logo atrás da boca na porção inicial da laringe, estando fixada ao osso hioide e à cartilagem tireoide.
A função principal da epiglote, como já dito, é garantir que o sistema respiratório não seja obstruído por alimentos. Assim sendo, ao engolirmos, a epiglote fecha a passagem da laringe, sendo pressionada contra ela. Essa movimentação garante que o alimento não siga em direção à traqueia, mas continue seu caminho em direção ao esôfago.
Observe o alimento seguindo em direção ao sistema digestório graças à ação da epiglote
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Vale destacar que a epiglote impede apenas a passagem de líquidos e sólidos, não comprometendo a passagem de substâncias gasosas. Assim sendo, ela não prejudica a respiração.
→ O ato de engasgar
A epiglote, algumas vezes, não consegue realizar adequadamente sua tarefa, permitindo que alimento passe para o sistema respiratório. Quando o sistema respiratório é obstruído, ocorre o engasgo. Para evitar consequências mais graves, nosso corpo procura formas de retirar o corpo estranho. É nesse momento que ocorre a reação da tosse, uma forma de o corpo tentar liberar a passagem de ar e evitar o sufocamento.
ATENÇÃO: É importante destacar que glote e epiglote não são termos que podem ser utilizados como sinônimos. Enquanto o temo epiglote refere-se à estrutura cartilaginosa na entrada da laringe, o termo glote refere-se ao espaço existente entre as duas pregas vocais.