Educação e emprego

 

Se por um lado o desenvolvimento tecnológico dos processos de produção na indústria, na construção civil, na agricultura e demais segmentos garante uma maior produtividade (com otimização de tempo e de matéria-prima), por outro dificulta a inclusão ou permanência no emprego de trabalhadores com menor grau de instrução. Assim, ou são excluídos definitivamente, aumentando os números do trabalho informal, ou são conduzidos a postos de trabalho com salários cada vez mais baixos.

Em outras palavras, ao passo que novas tecnologias permitem um avanço em termos de crescimento econômico, podem também aumentar o chamado desemprego estrutural, o qual é gerado pela substituição da mão de obra humana pelo trabalho de máquinas e equipamentos modernos comandados por sistemas informatizados e automatizados. Da produção de brinquedos a grandes montadoras de automóveis, da produção agrícola à prestação de serviços nos centros urbanos, esse tipo de desemprego se faz presente.

A ocupação dos cargos nos mais diferentes setores da economia depende (para além das questões já apontadas acima, bem como de conjunturas nacionais e internacionais em tempos de globalização comercial) também da criação de condições para uma formação profissional de qualidade para um maior número de indivíduos. Se por um lado o desemprego estrutural reduz a presença humana nas fábricas e lavouras, por outro requer a presença de trabalhadores mais capacitados, isto é, dotados de mão de obra especializada para operar instrumentos mais complexos. Sem oportunidades de uma vida escolar, isto se torna cada vez mais difícil.

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Conforme publicação do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em março de 2011, no Brasil, os pobres representavam mais da metade dos desempregados, correspondendo a quase 55% do total. Esse dado é muito significativo, pois se pensarmos nas dificuldades das classes mais pobres em terem acesso a uma educação de qualidade, veremos como poderá se perpetuar a exclusão do acesso ao emprego de uma fatia da sociedade.

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