Ofertas do dia da Amazon!

Dentes

Os dentes são estruturas essenciais no processo de digestão. São eles os responsáveis por cortar e amassar os alimentos, facilitando a ação de enzimas. Sem eles, alimentos sólidos não seriam ingeridos com eficiência.

Dentições nas diferentes fases da vida

Os primeiros dentes surgem por volta dos seis meses de vida. Esses são os famosos “dentes de leite”, mais corretamente chamados de dentes decíduos. Essa dentição é constituída por 20 dentes.

Vale frisar ainda que existe um dentição classificada como mista, que inclui o período em que a criança possui dentes de leite e dentes definitivos.

Partes do dente

A parte superior e visível do dente é chamada de coroa e apresenta diferentes formatos de acordo com a função que o dente possui. A raiz, por sua vez, não pode ser vista, pois está dentro do osso, garantindo a sustentação dos dentes.



Observe as diferentes partes de um dente

Estruturalmente, podemos observar três importantes camadas no dente:

  • Esmalte: é a camada mais externa do dente e é considerado o tecido mais duro de todo o corpo humano. O material que constitui o esmalte tem como principal componente a hidroxiapatita.

    Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

  • Dentina: está localizada logo abaixo do esmalte do dente e é menos resistente que o esmalte. Na dentina, existem canalículos que atingem a polpa do dente.

  • Polpa: é a camada mais interna e apresenta vasos sanguíneos e nervos. É por isso que cáries profundas causam muita dor.

Nossa dentição apresenta quatro tipos principais de dentes:

  • Incisivos: são utilizados para cortar os alimentos. Eles são mais afilados e possuem forma de lâmina.

  • Caninos: rasgam e perfuram os alimentos. Esses dentes têm pontas agudas (cúspides) e coroa robusta e em forma de cone.

  • Pré-molares: esmagam o alimento. Esses dentes apresentam duas pontas (cúspides).

  • Molares: ajudam a moer e a triturar alimentos. Possuem várias pontas (cúspides).

Cárie

A cárie é um problema ocasionado pela formação de placas bacterianas que causam a deterioração do dente. Esse problema tem relação direta com a forma de vida de uma pessoa, pois está relacionado com hábitos de higiene e também com os produtos ingeridos.

A cárie pode ser evitada com hábitos simples de higiene, como escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com produtos que contenham flúor e utilizar diariamente o fio dental. Também é importante adotar uma dieta balanceada e fazer acompanhamento preventivo com um dentista.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem