O consumo médio de combustível de um automóvel é uma razão que divide a distância percorrida pela quantidade de combustível que foi utilizada. As unidades de medida padronizadas para essas grandezas são quilômetros (km), para distância percorrida, e litros (l), para a quantidade de combustível gasto.
Ao calcular o consumo médio de um automóvel, o objetivo é descobrir quantos quilômetros esse veículo é capaz de percorrer utilizando apenas 1 litro de combustível. Conhecendo esse valor, é possível predizer quantos litros serão gastos em uma viagem, por exemplo.
A razão do consumo médio pode ser escrita da seguinte maneira:
CM = S
v
O que é razão?
Uma razão é uma divisão expressa na forma de fração ou o resultado dela expresso na forma decimal. É muito importante reforçar que a ordem na qual as razões são propostas é tão importante quanto a própria divisão. Observe o exemplo para compreender o motivo: a razão entre os números 2 e 4 é igual a 0,5, pois, na ordem em que foi proposta, essa razão é igual a 2/4 = 0,5. Já a razão entre os números 4 e 2 é igual a 2, pois, nessa ordem, 4/2 = 2.
Dessa maneira, não é possível dividir a quantidade de combustível utilizada em uma viagem pela distância rodada para calcular o consumo médio. Essa razão pode, inclusive, não representar nada. A razão consumo médio deve seguir a ordem descrita anteriormente.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Exemplo
Uma família viajou de carro de Goiânia-GO a Fortaleza-CE e gastou exatos 150 litros de gasolina para isso. Sabendo que a distância entre as duas cidades é de, aproximadamente, 2400 km, responda:
Solução: Lembre-se de que o consumo médio é a razão entre a distância percorrida e a quantidade de combustível utilizada. Dessa maneira, teremos:
CM = S
v
CM = 2400
150
CM = 16 km/l
b) Quantos litros de gasolina seriam necessários para ir até Bonito-MS, que dista 1150 km de Goiânia-GO aproximadamente?
O consumo médio de um automóvel com 1 litro é também chamado de autonomia do veículo. Sabendo que esse carro tem autonomia de 16 km/l, podemos usar a mesma razão para calcular a quantidade de litros necessária. Observe:
CM = S
v
16 = 1150
v
Usando conhecimento sobre equações, ou multiplicando cruzado, ou ainda resolvendo a equação fracionária (diferentes técnicas que podem ser usadas para encontrar o valor de v), temos:
16v = 1150
v = 1150
16
v = 71,87 l