A competência 2 da redação do Enem avalia a compreensão da proposta de redação, do tema e do texto dissertativo-argumentativo. Assim, para se alcançar a nota máxima, é preciso compreender o tema e não tangenciá-lo, escrever dentro da estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, e utilizar um repertório sociocultural legitimado, pertinente e produtivo.
Leia também: Argumentação — um recurso da linguagem usado na defesa de um ponto de vista
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Resumo sobre competência 2 da redação do Enem
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A competência 2 avalia três aspectos: adequação ao tema, estrutura do texto dissertativo-argumentativo e repertório sociocultural.
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Para atingir nota máxima na competência 2, é importante analisar o tema e compreender a diferença entre tema e assunto; saber a estrutura do texto dissertativo-argumentativo; e entender os processos de utilização do repertório sociocultural.
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O Enem avalia a redação em cinco competências. São elas: 1. avalia o domínio da escrita formal da língua; 2. compreende adequação ao tema, estrutura do gênero e repertório; 3. organização do projeto textual; 4. aspectos coesivos; 5. proposta de intervenção.
Videoaula sobre competência 2 da redação do Enem
O que se avalia na competência 2 da redação do Enem?
A competência 2 da redação do Enem avalia três aspectos essenciais: adequação ao tema; respeito à estrutura do texto dissertativo-argumentativo; e existência de repertório sociocultural legitimado, pertinente e produtivo.
Assim, na redação do Enem, para se atingir a nota máxima, é preciso escrever uma redação dentro da temática proposta (tangenciamento não ultrapassa o nível 1 da competência); respeitar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (não respeitar essa estrutura dificilmente ultrapassa o nível 2 da competência); e trazer um repertório sociocultural que extrapola os textos motivadores e seja legitmado, pertinente e produtivo (caso o repertório seja não legitimado ou contenha informações dos textos motivadores, ele não ultrapassará o nível 3 da competência).
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Abaixo, o quadro com a matriz de referência da competência 2, na perspectiva do corretor, divulgada pelo Inep.
Matriz de referência do corretor em relação à competência 2 da redação do Enem
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Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
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Pontuação
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Situação
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Nível 1 (40 pontos)
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Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
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Nível 2 (80 pontos)
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Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
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Nível 3 (120 pontos)
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Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Nível 4 (160 pontos)
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Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Nível 5 (200 pontos)
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Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
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Dicas para tirar a nota máxima da competência 2 da redação do Enem
→ Dica 1: Saiba a estrutura do texto dissertativo-argumentativo
Lembre-se de que um texto dissertativo-argumentativo é predominantemente argumentativo, portanto, é essencial que ele tenha informações apresentadas em relação direta com os argumentos.
Além disso, cabe lembrar a sua estrutura base:
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Introdução: apresentação do tema, da tese e dos argumentos a serem abordados no texto.
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Desenvolvimento: no Enem, é o espaço em que serão apresentados os argumentos com as informações necessárias a fim de persuadir o leitor (geralmente, um parágrafo para cada argumento, totalizando dois parágrafos de desenvolvimento/argumentação).
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Conclusão: há a retomada da tese para o fechamento, com a apresentação de uma proposta de intervenção.
→ Dica 2: Analise o tema e compreenda a diferença entre tema e assunto
Para tirar nota máxima na competência 2, é preciso estar atento ao tema e não fazer uma abordagem do assunto. O que isso significa? Vejamos: em 2015, o tema da redação do Enem foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Assim, o candidato deveria abordar, dentro dessa temática, os seguintes assuntos: a persistência da violência, a violência contra a mulher e a violência contra a mulher no Brasil.
A dica inicial é, portanto, separar o tema encontrando as palavras-chave, isto é, seus assuntos, e procurar abordá-las em sua totalidade. Uma estratégia muito comum é distribuir os termos “violência”, “mulher” e “persistência” por todo o texto. Assim, você fará uma abordagem do tema sem tangenciá-lo.
→ Dica 3: Utilize repertório sociocultural
O terceiro e último elemento importante na C2 é o repertório sociocultural. O candidato precisa estar ciente de que, ao utilizar informações do chamado senso comum, isto é, opiniões sem dados ou fontes verificáveis, ele não alcançará a nota máxima. Há também casos em que são usadas as informações dos textos motivadores e, ainda assim, não haverá nota máxima.
Para alcançar a nota máxima na C2, é importante expandir o repertório sociocultural e trazê-lo para o texto ligando-o ao tema. Como fazer isso? A maneira mais eficaz é pela leitura de livros, jornais, revistas e também acompanhando filmes, séries e demais produtos culturais. É válido lembrar que qualquer informação retirada de um seriado famoso e que tenha conexão com o tema serve como repertório legitimado e produtivo.
Quais são as cinco competências da redação do Enem?
A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências. São elas:
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Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
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Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.