Esta seção de Brasil Regional apresenta textos com conteúdos referentes à história de cada região do Brasil, desde seus respectivos aspectos culturais e tradicionais até aspectos sociais, econômicos e políticos ligados às peculiaridades geográficas do país (por esse motivo, esta seção também estabelece vínculos com a seção de Geografia do Brasil).
Os atuais estados de São Paulo e Pernambuco, por exemplo, têm suas respectivas histórias atreladas às histórias das capitanias de São Paulo e Pernambuco, bem como às províncias homólogas que substituíram essas capitanias. A configuração inicial das capitanias hereditárias passou a sofrer alterações com o processo do bandeirantismo, responsável pelo desbravamento do interior brasileiro. Sendo assim, a história da formação das regiões brasileiras teve como ponto de partida fenômenos como as entradas e as bandeiras. Mas também outros fenômenos, como as invasões de outras nações europeias (Holanda, sobretudo), o uso da mão de obra escrava negra, as migrações de colonos europeus e asiáticos, foram decisivos para a configuração das tradições regionais do Brasil.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Esta seção também contará com textos que expõem a história dos institutos e das políticas de Estado que pensaram e instituíram as regiões brasileiras. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são os mais importantes quanto a esse tema. Entender a trajetória da formação das regiões brasileiras é importante para saber como chegamos à atual configuração que temos, isto é, a cinco grandes regiões: Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os estados integrados a cada região são:
Estados da Região Norte: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins;
Estados da região Nordeste: Maranhão, Piauí, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia;
Estados da Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal;
Estados da Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo;
Estados da Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A seção contará com canais dedicados a cada uma dessas regiões, com subseções que abarquem a história dos estados que nelas estão contidos, bem como das capitais e principais cidades a eles pertencentes. Exemplo: dentro da História da Região Centro-Oeste, temos a História de Goiás e, dentro dessa última, temos a História de Goiânia, que, por sua vez, comporta conteúdos como o Acidente Radioativo em Goiânia e a História da Colônia Santa Marta.
Boa leitura!